Ex-primeiro-ministro do Reino Unido participa de evento em Belém sobre futuro sustentável da floresta
Tony Blair, ex-primeiro-ministro do Reino Unido, participou da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, em Belém, nesta quinta-feira (31). Durante seu discurso, ele apontou a responsabilidade dos países desenvolvidos no problema da mudança climática.
“Os países desenvolvidos criaram o problema da mudança climática”, afirmou Blair. “Os países em desenvolvimento não criaram o problema e agora querem se desenvolver. Na medida em que as emissões dos países desenvolvidos começaram a cair, a dos países em desenvolvimento subiram”, continuou.
Blair concordou com uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), feita no mês passado, onde o petista declarou que EUA e Europa deveriam “pagar mais” para a preservação da Amazônia.
“É responsabilidade dos países ricos assumir altos financiamentos de projetos em sustentabilidade na Amazônia”, disse Blair. “Não é possível dizer para países em desenvolvimento que não se desenvolvam”, afirmou.
Segundo Blair, o desenvolvimento é indispensável para tirar nações da fome e da insegurança alimentar. No entanto, ele destacou que esse desenvolvimento deve ser “bancado” por países que atualmente já possuem ampla riqueza e concentram tecnologia.
O evento com a presença de Tony Blair foi aberto nesta quarta-feira (30), com a participação de Ban Ki-moon, 8º secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), além do governador do estado, Helder Barbalho. A programação conta também com a participação de Iván Duque, ex-presidente da Colômbia, nesta sexta-feira (1).
O que MONEY REPORT publicou