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Arezzo&Co adota blockchain para rastrear cadeia do couro

Consultoria Blockforce foi a escolhida para conduzir a criação de uma plataforma customizada

Para reduzir os impactos na cadeia de produção, a Arezzo&Co planeja rastrear 100% da cadeia de couro até 2030. Com potencial de integração e segurança no tratamento dos dados, a tecnologia blockchain é a grande aliada desse projeto, que teve início em 2022 em sua fase de teste. Agora, a companhia se prepara para mapear integralmente todos os elos envolvidos na produção da principal matéria-prima da marca, das fábricas às fazendas de criação.

Liderado pela área de sustentabilidade do conglomerado de moda & lifestyle, a iniciativa foi construída de maneira colaborativa com fornecedores e parceiros. A Blockforce, consultoria especializada em blockchain e que detém um histórico de projetos desenvolvidos para o setor de moda, foi a escolhida para conduzir a criação da plataforma customizada.

A Arezzo&Co conta com um sistema de rastreamento que integra informações como origem, autenticidade, movimentação e produção da matéria-prima, de maneira imutável e criptografada, o que garante a transparência e o compartilhamento seguro dos dados.

“Desde o começo, buscamos o olhar de todas as partes envolvidas nesse processo. Além de garantir a visão dos nossos parceiros a esse projeto piloto, também tivemos a participação ativa dos profissionais das fábricas, da área de sourcing e da própria diretoria. Durante a execução desse fluxo, foi atestado que os sistemas conseguiam integrar os dados e nos dar uma fotografia precisa da sequência documental necessária para o rastreamento”, afirma Suelen Joner, head de ESG da Arezzo&Co.

Além disso, a rastreabilidade do couro também impacta na jornada de descarbonização e redução de emissões de gases de efeito estufa. Recentemente, a companhia deu mais um passo importante neste sentido e obteve a validação do Science Based Targets Initiative (SBTi) para as suas metas de curto prazo a longo prazo, mirando no NetZero até 2050. Ao se aliar à iniciativa global, que busca limitar o aumento da temperatura em 1,5 grau em relação aos níveis pré-industriais, a companhia garante a consistência do seu compromisso de combate às mudanças climáticas, em linha com os padrões científicos.

Com avanços consistentes ao lado de seus parceiros, a Arezzo&Co lidera a agenda de rastreabilidade do couro no setor de moda brasileiro. Já nos primeiros meses, alcançou a meta inicial de ter 20% do couro rastreado, estipulada no início do projeto piloto.

Entretanto, a complexidade e a grandeza da cadeia, aliada a alguns desafios operacionais, como ao fato de alguns pequenos fornecedores não utilizarem recursos digitais no dia a dia, por exemplo, têm sido desafios significativos no processo.

“Atualmente, 27% do couro utilizado em nossos produtos é rastreado e vamos alcançar 100% da cadeia até 2030. Para isso, estamos fortalecendo o trabalho de engajamento com o nosso ecossistema de parceiros. Como a maior house of brands de moda do País, temos um papel importante nessa frente e a oportunidade de ampliar as discussões sobre essa agenda no Brasil”, afirmou Suelen.

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