Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Quais são os anúncios do Google para o Brasil

Novos recursos devem aprimorar cotidiano do usuário com a chegada da IA no Gmail e no Docs, além de recursos de segurança

Pouco menos de um mês após seu principal evento do ano, o Google trouxe para o Brasil algumas das novidades mais esperadas pelos usuários nas áreas de segurança, Android e inteligência artificial. A gigante nesta semana a chegada da IA, com o Gemini, no Gmail e no Docs, além de recursos de segurança, como a ferramenta de detecção de roubo por IA, o modo ladrão do Android, que será testada primeiramente por usuários do Brasil.

No evento Google for Brasil, tradicional por trazer anualmente as principais novidades do universo da empresa voltado para o público brasileiro, o Google reforçou a construção de produtos pensados para o país. O encontro deste ano aconteceu em São Paulo e teve a participação de James Manyika, vice-presidente sênior de pesquisa, tecnologia e sociedade do Google.

Parte do pacote de ferramentas de IA no Workspace, o “Ajude-me a Escrever” é um assistente para Google Docs e e-mail que está disponível no Brasil a partir desta semana. Esse é o primeiro recurso de IA do Workspace a receber suporte em português. Com o recurso, um botão de ajuda aparece nas respostas de e-mail e a cada vez que um documento no Google Docs é aberto. A ideia é que o usuário nunca tenha que começar a escrever do zero: o próprio botão já traz algumas sugestões de assuntos e formas de texto.

No caso do e-mail, o Gemini pode ajudar a gerar uma resposta formal para uma entrevista de emprego, por exemplo. Assim como em outras ferramentas de IA, é preciso escrever um comando para que o sistema crie o texto. Com a resposta pronta, o Gemini oferece algumas opções para refinar, encurtar, alongar ou mudar o tom do texto gerado – caso o usuário prefira algo mais informal ou ainda mais sério.

Para o Google Docs, as funcionalidades passam mais pelos formatos de textos a serem criados – e não ficam muito distantes do que o ChatGPT, da OpenAI, já faz, atualmente. No documento, por exemplo, é possível pedir para que o Gemini crie uma vaga de emprego, gere um currículo, faça um resumo ou crie uma lista de tarefas para determinada atividade. As opções de refinamento também vão ficar disponíveis no Docs.

Para ter acesso ao Ajude-me a Escrever é necessário ser assinante do Google One, serviço de assinatura da empresa que dá acesso à versão mais completa do Gemini (Gemini Advanced), além de armazenamento em nuvem e recursos avançados de IA. O plano custa R$ 97 mensais.

Modo ladrão

O Google também anunciou a chegada oficial ao Brasil do modo ladrão, ferramenta que bloqueia a tela de aparelhos roubados em ações rápidas. O recurso nasceu de uma preocupação identificada pelo time da empresa no Brasil e desenvolvida pela equipe global de Android e, agora, será testado com exclusividade no país a partir de julho. A detecção usa sensores dos celulares para identificar quando os celulares passam por uma mudança abrupta de movimento e velocidade – que pode indicar uma ação criminosa. A ideia é que a ferramenta possa alcançar o maior número de dispositivos possíveis e, para isso, o Google trabalha para que todos os aparelhos com sistema acima do Android 10 possam receber a ferramenta.

Maps

O Google também anunciou algumas novidades em IA para pequenas empresas e restaurantes presentes no Google Maps. A partir desta semana, será possível usar inteligência artificial para montar cardápios e oferecê-los pela web. Para isso, será necessário apenas que o dono do restaurante tire uma foto da versão física do menu e a IA cria um painel com os títulos e preços. Caso seja necessário, é possível editar as informações geradas.

A informação ainda vai ser adicionada na página de dados do estabelecimento que aparece no Google Maps. Assim, quando um usuário estiver buscando pelo restaurante, por exemplo, além das informações de endereço, telefone, avaliação e fotos, uma aba especial para o menu também deve ficar disponível.

Os donos desses estabelecimentos também poderão adicionar publicações de redes sociais como Instagram e Facebook na mesma página de informações do Maps. Segundo a empresa, o recurso é uma forma de reunir informações incluindo cardápios digitais, links de redes sociais e números de contato, além de atualizar os horários de funcionamento, a fim de enriquecer as pesquisas na Busca e no Google Maps e garantindo que eles tenham mais destaque nas plataformas e atraiam ainda mais clientes.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.