Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Alerta de garimpo ilegal na Terra Yanomami zera pela 1ª vez em 3 anos

PF atribui o feito à Operação Libertação em fevereiro após governo federal priorizar socorro aos indígenas da região

Os garimpos ilegais na Terra Indígena Yanomami atingem marca de zero alertas pela primeira vez desde 2020, aponta monitoramento por satélite da Polícia Federal. Segundo os dados divulgados nesta terça-feira (20), o território permaneceu livre de novas áreas de exploração por 33 dias consecutivos.

A PF deflagrou em 10 de fevereiro a Operação Libertação, junto com as Forças Armadas, Ibama, Polícia Rodoviária Federal e órgãos ambientais, após vir à tona a calamidade humanitária na terra indígena. Desde então, as instâncias têm mantido a presença na região para mitigar o garimpo ilegal.

Os números vêm se reduzindo desde então. Em maio e abril do ano passado, por exemplo, a região somava 538 alertas — este ano, no mesmo período, caiu para 33, uma redução de 93%. Agora, esses alertas estão zerados.

Com essa drástica redução, a PF afirma que inicia uma nova fase da Operação Libertação na Terra Yanomami. “O foco será ocupar áreas dentro da reserva para assegurar a retomada da normalização da prestação de serviços básicos aos Yanomami.”

O garimpo ilegal teria movimentado R$ 64 milhões em dois anos, segundo a PF. Empresas de fachada foram usadas na tentativa de dar ar de legalidade às transações financeiras, conforme as investigações. O dinheiro era oriundo de compra e venda de ouro ilegal.

O que MONEY REPORT publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.