Turismo covid
A recomendação para que as pessoas permanecessem em casa não vigorou em Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Trancoso, no litoral sul da Bahia. Após as aglomerações de turistas no final de ano, a região vive o segundo pior período da pandemia em relação ao número de casos, já que a população local se vê obrigada a trabalhar para ter renda na alta estação. O infectologista da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e secretário da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Claudilson Bastos, destacou que as festas sem uso de máscaras e pouco higienização das mãos facilitaram as transmissões. Dos 100 leitos exclusivos para pacientes com covid-19 na região, 80 estavam ocupados na semana passada. Em Porto Seguro, dos 28 leitos, só 6 estavam vagos. Na vizinha Eunápolis, onde há 20 leitos, só quatro estavam vagos.
Acre à beira do colapso
O governo acriano decretou estado de emergência após a ocupação de 98% dos leitos do SUS destinados aos pacientes de covid. A mudança de condição consta em decreto publicado na noite desta segunda-feira (1º) e deve vigorar até 19 de fevereiro. O texto aponta que a decisão segue uma recomendação do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 do estado para que não ocorra o colapso do sistema de saúde, como em Manaus.
Cepas perto da Golden Gate
A variante brasileira do coronavírus foi detectada em uma amostra coletada na região da Baía de San Francisco, nos Estados Unidos. A descoberta ressaltou a urgência de intensificar a campanha de vacinação americana, enquanto os pesquisadores tentam descobrir como esta e outras cepas podem prejudicar a eficácia das vacinas. A descoberta foi relatada em 25 de janeiro às autoridades de saúde da Califórnia e só veio conhecimento da imprensa nesta semana, aponta a reportam do jornal Los Angeles Times. Além dessa, a variante do Reino Unido, mais contagiosa, também foi identificada na região. Outro ponto de preocupação foi a detecção de segunda mutação na variante britânica (E484K) – já encontrada em amostras na África do Sul e no Brasil. Estudos preliminares indicam que esta mutação pode afetar parcialmente a eficácia da vacina da Pfizer/BioNTech.
Campanha privada
A possibilidade da chegada de vacinas à rede privada aqueceu o mercado de clínicas no Brasil, aponta a reportagem do G1. Porém, a operação requer um alto investimento inicial. Além disso, toda a dose aplicada na rede particular deve ser reportada ao Ministério da Saúde, assim como eventuais efeitos adversos. Algo parecido aconteceu em 2016, no surto da gripe H1N1. Em janeiro, a farmacêutica indiana Bharat Biotech firmou um acordo de fornecimento à brasileira Precisa Medicamentos para abastecer clínicas particulares. A Precisa anunciou que pedirá autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para começar os testes clínicos da fase 3 da vacina indiana Covaxin.
Sputnik V a 91,6%
A vacina russa Sputnik V, do Instituto Gamaleya, apresentou 91,6% de eficácia nos testes da fase três. A informação foi publicada na revista científica The Lancet. O índice é preliminar e diz respeito a um teste duplo-cego (médico e paciente não sabem qual medicação foi aplicada). Foram testados 21.977 pacientes acima dos 18 anos.
Direito universal para ilegais
O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS, na sigla em inglês) divulgou um comunicado afirmando que os imigrantes sem documentação terão direito às vacinas como qualquer outro civil em território americano e garantiu a não fiscalização do controle migratório nos pontos de vacinação. A decisão sensata veio em momento complicado para os EUA, que registra recordes de casos diários e de mortes. Vale lembrar da afirmação do governador de Nebraska, o republicano Pete Ricketts, que sugeriu que ilegais deveriam ser impedidos de receber imunização.
Cooperação na Ásia e na África
O governo chinês doou ao Paquistão lotes de vacinas da Sinopharm. O ministro Saúde paquistanês, Faisal Sultan, expressou gratidão à Pequim através do Twitter e informou que os profissionais da linha de frente da saúde serão os primeiros contemplados. Nas próximas semanas, Moçambique receberá da África do Sul remessas de vacinas, anunciou o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa. “Será no âmbito donativo. Nossos vizinhos imediatos receberão paulatinamente as vacinas, como o Lesoto, Suazilândia, Botsuana, Zimbabué, Moçambique e Namíbia”, declarou. Ele explicou que além do caráter humanitário, há uma estratégia de proteção interna, já que estes países são destinos de viagem de sul-africanos e vice-versa.
Japão: emergência e Olimpíadas
O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga (imagem), estendeu o estado de emergência no país. A prorrogação durará até 7 de março e cobrirá 10 áreas próximas a Tóquio. Porém, Suga prometeu que a medida poderá ser suavizada, caso haja indícios significativos de controle das transmissões. A campanha de imunização japonesa deve começar no final de fevereiro, indicou o premiê. Já as Olímpiadas de Tóquio continuam incertas. Marcados para 2020, os jogos devem ficar para este ano, afirma o presidente do evento, Yoshiro Mori. “Faremos a olimpíada, independentemente de como estará o coronavírus”, afirmou. Mori acrescentou que o debate deveria ser sobre como fazer o evento e não sobre seu cancelamento.
CoronaVac no Chile
A chegada de quase quatro milhões de doses da CoronaVac (Sinovac) ao Chile, provenientes da China, fará o país dar largada nas imunizações do público em geral. O Chile já imunizou cerca de 67 mil pessoas, a maior parte profissionais da saúde. Entre estas, 56,7 mil receberam a primeira dose, enquanto outras 10,3 mil já receberam as duas. Porém, a campanha está lenta, já que o governo tem a meta de imunizar 15 milhões até 30 de junho. O ministro da Saúde, Enrique Paris, divulgou que nesta semana serão inoculados os idosos entre 85 e 90 anos.
Polícia chinesa contra vacinas falsas
A polícia chinesa prendeu mais de 80 pessoas suspeitas de envolvimento em um esquema de venda de vacinas falsificadas. A quadrilha agiria desde setembro de 2020, afirmou o jornal estatal Global Times. Além dos suspeitos, 3 mil doses de antígeno falso, na verdade soro fisiológico foram apreendidas. As autoridades ainda não teriam descoberto a origem e destino do produto, mas a suspeita é que seriam enviadas ao exterior.
FAQ do Instituto Butantan
Veja o que mais MONEY REPORT publicou
- Espanha barra a entrada de brasileiros
- Brasileiros apontam que vacina e combate ao desemprego devem ser prioridades do governo no ano
Painel Coronavírus
Dados atualizados em 02/02/21 – 20h
Vacinados
- 101,3 milhões (1,35% da população global)
- 2,12 milhão (1,4% da população brasileira)
Casos confirmados
• 9.283.418 – acumulado
• 54.096 – casos novos
• 8.160.926 – casos recuperados
• 896.180 – em acompanhamento
• 4.417,6 – incidência por grupo de 100 mil habitantes
Óbitos confirmados
• 226.309 – óbitos acumulados
• 1.210 – casos novos
• 2,4% – Letalidade
• 107,7 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes
Fontes: Ministério da Saúde, consórcio de veículos de imprensa e Faculdade Johns Hopkins (EUA)