Imunização na Marquês de Sapucaí
A cidade do Rio de Janeiro começou a imunizar os idosos de 85 anos ou mais neste sábado (13). Além de postos de saúde e drive thrus, o Sambódromo, conhecido como o palco do carnaval, foi utilizado para aplicar a primeira dose nos idosos, incluindo a velha guarda das escolas de samba. A Secretaria Municipal de Saúde informou, no entanto, que só há doses de vacina garantidas para o grupo atual. Vale destacar que a prefeitura já se queixou sobre o desabastecimento nesta semana.
Cepa viaja pelo Brasil
O Ministério da Saúde informou que a variante amazonense foi identificada em 9 estados fora o Amazonas: Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo; e 15 outros países. Em seu boletim semanal, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para o riscos da variante brasileira em relação a efetividade das vacinas, destacando que estudos são necessários para avaliar a perda de eficácia.
Manaus recebe reforços
A Associação Médica Brasileira (AMB) enviou um grupo de 18 médicos voluntários para reforçar a assistência à população manauense. Eles foram somados a outros seis médicos voluntários que estão na cidade desde 6 de fevereiro. Outro reforço será enviado no final deste mês. Os voluntários que foram neste sábado (13) viabilizarão a reabertura de outras unidades de terapia intensiva (UTIs) desativadas por falta de profissionais.
Fiocruz a todo vapor
O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) iniciou o envase do primeiro lote do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da AstraZeneca/Oxford. Serão processadas cerca de 400 mil doses de pré-validação. O insumo faz parte de um lote com 90 litros do IFA recebido pela Bio-Manguinhos/Fiocruz há uma semana, o suficiente para produzir 2,8 milhões de doses. Mais duas remessas do insumo estão previstas para este mês – capazes de produzir 15 milhões de doses.
Vacina para jovens
A Universidade de Oxford iniciou um estudo para avaliar a segurança e a resposta imunológica de sua vacina desenvolvida em parceria com a farmacêutica AstraZeneca em crianças e adolescentes. O novo determinará se o imunizante é eficaz em pessoas entre 6 e 17 anos. Cerca de 300 voluntários serão inscritos.
Furadores paulistas pagarão caro
O furadores de fila estão com seus dias contados em São Paulo. Agora, caso uma pessoa faça isso, poderá ser multada em até R$ 98 mil em todo o estado de São Paulo a partir deste sábado (13). A lei foi proposta pelos deputados estaduais Heni Ozi Cukier (Novo) e Gilmaci Santos (Republicanos). Os valores provenientes das multas serão direcionados ao Fundo Estadual da Saúde. Em Brasília, um projeto de lei semelhante foi apresentado pelo deputado Fernando Rodolfo (PL-PE) e aprovado pela Câmara dos Deputados que segue para a aprovação do Senado.
Líbano começa campanha
O Líbano recebeu seus primeiros lotes de vacina neste sábado (13), um dia antes para o início da campanha. O aeroporto de Beirute recebeu 28.500 doses da Pfizer/BioNTech vindas da Bélgica, revelou a Agência France-Presse (AFP). A aquisição só foi possível depois de um acordo com o Banco Mundial que disponibilizou US$ 34 milhões para serem utilizados na pandemia. O ministro da Saúde, Hamad Hassan, estava no aeroporto e expressou um “grande alívio”. Seguindo os protocolos internacionais, os primeiros a receber as doses serão os profissionais da linha de frente da saúde do Hospital Rafik Hariri, o principal de Beirute. Vale destacar que o Líbano faz parte do consórcio Covax da OMS e espera receber mais 2,7 milhões de doses por meio do acordo.
Quarentena canadense
Os viajantes não-essenciais que chegarem ao Canadá serão obrigados a ficar em uma quarentena de 14 dias em hotéis a partir de 22 de fevereiro, enquanto aguardam o resultado do exame RT-PCR de covid-19, afirmou o primeiro-ministro, Justin Trudeau. A proposta quer conter a disseminação das novas variantes na população canadense.
Irã em alerta vermelho
O Presidente iraniano, Hassan Rohani, alertou a população para uma quarta onda de covid-19 no país. O Irã é o mais afetado pela pandemia no Oriente Médio e vem registrando um novo crescimento de casos em algumas regiões. Algumas cidades da província do Khuzistão foram categorizadas como zonas vermelhas. O anúncio de Rohani acontece 2 dias após o recebimento de 100 mil doses da Sputnik V (Instituto Gamaleya). O país registra mais de 58 mil mortes e mais de 1,2 milhão de casos e vacinou apenas 3 mil pessoas.
Presidente português recebe primeira dose
O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, 72 anos, recebeu sua primeira dose da vacina contra a covid-19 no Hospital das Forças Armadas de Lisboa, aponta o comunicado do gabinete da presidência. A segunda dose será aplicada em 9 de março. O imunizante utilizado não foi divulgado, mas vale destacar que a União Europeia aprovou para uso emergencial as vacinas Pfizer/BioNTech, AstraZeneca/Oxford e Moderna.
FAQ do Instituto Butantan
O que mais MONEY REPORT publicou hoje
- Enquete: aulas presenciais, só com professores imunizados
- Com Carnaval cancelado, turismo e comércio tomam medidas contra crise
Painel Coronavírus
Dados atualizados em 13/02/21 – 19h00
Vacinados
- 171,3 milhões no mundo * (2,28% da população)
- 5,1 milhões no Brasil * (3% da população)
* Considerando as duas doses, quando for o caso
Casos confirmados
• 9.809.754 – acumulado
• 44.299 – casos novos
• 8.710.840 – casos recuperados
• 860.382 – em acompanhamento
• 4.668,0 – incidência por grupo de 100 mil habitantes
Óbitos confirmados
• 238.532 – óbitos acumulados
• 1.043 – óbitos novos
• 2,5% – Letalidade
• 114,0 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes
Fontes: Ministério da Saúde, consórcio de veículos de imprensa e Faculdade Johns Hopkins (EUA)