O levantamento Mastercard SpendingPulse, que mede os gastos dos consumidores em todos os tipos de pagamento, incluindo dinheiro e cheque, mostrou que as vendas do e-commerce brasileiro durante 2020 cresceram 75% na comparação com o mesmo período de 2019. O salto foi impulsionado pelo distanciamento social em razão da pandemia do novo coronavírus – que teve início no Brasil em março do ano passado. Os setores que mais se destacaram no comparativo ano a ano foram: hobby & livrarias, com um crescimento de 110%; e o de drogaria, com um avanço de 88,7%.
“Sabemos que esse crescimento exponencial do e-commerce foi intensamente acelerado pelo distanciamento social que vivemos em 2020 e a contínua necessidade do consumidor em comprar mesmo sem sair de casa”, destacou João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard no Brasil e ConeSul. “À medida que a realidade da pandemia e as novas preocupações com higiene entraram na vida do consumidor, as compras online se tornaram um modo de vida para quase tudo”, acrescentou.
Já o varejo físico brasileiro registrou expansão de 0,2% em 2020 em relação com 2019. A companhia considerou um número pequeno, mas positivo diante do cenário e que demonstra um crescimento importante para setor.