Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Preço do aluguel residencial sobe em fevereiro, mas em ritmo menor que o IGP-M

O Índice FipeZap de Locação Residencial, que acompanha o comportamento do preço médio do aluguel de apartamentos prontos, subiu 0,24% em fevereiro – um avanço em relação ao resultado de janeiro (0,21%). A alta foi puxada pela subida do valor na maioria das capitais, especialmente no Sul e Nordeste. Comparativamente, a variação foi inferior à inflação registrada pelo IPCA/IBGE (0,86%) e pelo IGP-M/FGV (2,53%), resultando em queda real do preço médio. Na análise do acumulado dos últimos 12 meses, o índice apresentou uma alta de 2,03%. O desempenho manteve a variação do preço médio do aluguel também abaixo da inflação apurada no período pelo IPCA/IBGE (5,20%) e pelo IGP-M/FGV (28,94%).

Por que é importante

A discrepância entre os índices mostra uma preocupação dos locadores de perder os inquilinos com o aumento do número de imóveis vagos em razão dos efeitos da pandemia

Quem ganha

O aluguel em fevereiro ficou mais barato em Porto Alegre (-0,78%), Fortaleza (-0,56%), Goiânia (-0,48%), São Paulo (-0,36%)

Quem perde

O valor ficou mais caro em Curitiba (1,59%), Florianópolis (1,50%), Salvador (1,33%), Recife (1,16%) e Rio de Janeiro (0,62%)

Compartilhe

Comentários

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.