A prefeitura de Juiz de Fora informou ter sido notificada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais que o sequenciamento genético de um paciente internado na Santa Casa de Misericórdia local teve resultado positivo para a variante indiana do novo coronavírus. Outros sete pessoas já foram diagnosticadas com essa variante no Brasil. Seis são marinheiros estrangeiros que estão em isolamento em São Luís (MA).
O sétimo infectado é um brasileiro de 42 anos, que retornou da Índia no último sábado (22). Ele tinha todos os exames negativados, mas apresentou sintomas no dia seguinte. Depois da confirmação da infecção com a cepa, ele foi internado em isolamento no Rio de Janeiro, enquanto a autoridades tentam rastrear com quem ele manteve contato. O caso obriga a melhoria das barreiras sanitárias em aeroportos internacionais.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde diz que o paciente está sendo acompanhado e monitorado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica desde a sua chegada ao município, na Zona da Mata Mineira.
“Tão logo os primeiros sintomas foram apresentados, foi realizado o teste pela Fundação Ezequiel Dias para detecção da presença do vírus e recolhimento do material biológico para exame de sequenciamento genético”, informou a secretaria. De acordo com a prefeitura, todas as medidas e protocolos de segurança sanitária foram adotados. O paciente está em isolamento.