A Organização Meteorológica Mundial (OMM) divulgou na quinta-feira (1°) um novo recorde de alta temperatura no continente Antártico, 18,3°C em 6 de fevereiro de 2020, na estação argentina Esperanza. Porém, rejeitou uma temperatura ainda mais alta registrada naquele ano na estação brasileira na Ilha de Seymour, em 9 de fevereiro, em 20,75°C – em 2015, o continente registrou seu último recorde em 17,5°C.
“A verificação do registro de temperatura máxima nos ajuda a construir uma imagem do tempo e do clima em uma das fronteiras finais da Terra. Ainda mais do que o Ártico, a Antártica é mal coberta em termos de observações e previsões meteorológicas e climáticas contínuas e sustentadas, embora ambos [os polos] desempenhem um papel importante na condução dos padrões climáticos e oceânicos e na elevação do nível do mar”, explicou o secretário da OMM, Petteri Taalas. “A OMM está trabalhando em parceria com o Sistema do Tratado da Antártica para conservar este continente intocado “, completou.
O novo registro será adicionado ao Arquivo da OMM de Extremos de Tempo e Clima. Detalhes completos da avaliação são fornecidos na edição on-line do Boletim da Sociedade Meteorológica Americana, publicado em 1º de julho de 2021.