Vacinação invalidada para milhares
Pelo menos 26 mil brasileiros receberam doses vencidas da Covishield, da AstraZeneca, aponta o jornal Folha de S.Paulo, nesta sexta-feira (2). Os erros ocorreram em mais de 1,5 mil municípios até 19 de junho deste ano. De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunização (SBI), não são esperadas reações adversas. A falta de proteção contra o vírus já é algo perigoso o suficiente. Para saber quem recebeu imunizantes fora da validade é preciso comparar as informações inseridas no comprovante de vacinação com os lotes e as datas de validade abaixo.
Lotes e validades
- 4120Z001: 29 de março
- 4120Z004: 13 de abril
- 4120Z005: 14 de abril
- CTMAV501: 30 de abril
- CTMAV505: 31 de maio
- CTMAV506: 31 de maio
- CTMAV520: 31 de maio
- 4120Z025: 4 de junho
E agora?
Quem recebeu vacina vencida precisará recomeçar o ciclo de duas doses pelo menos 28 dias após o equívoco, pois é como se a pessoa não tivesse sido inoculada. É preciso procurar o posto de saúde mais próximo para reprogramar as agulhadas.
O que MONEY REPORT publicou hoje
- Rosa Weber barra pedido de Aras para atrasar eventual investigação contra Bolsonaro
- PGR pede ao STF abertura de inquérito para apurar se Bolsonaro prevaricou no caso Covaxin
- MPF aponta omissões de Pazuello e prejuízo de R$ 122 milhões ao poder público
- Wimbledon ovaciona líder das pesquisas da vacina de Oxford
- São Paulo já projeta festa de réveillon com público
- Podcast: mocinhos, vilões e os fios desencapados na CPI
Serrana controlou mortes e internações
A imunização de toda a população adulta do município de Serrana, no interior de São Paulo, com a CoronaVac, fez os casos sintomáticos de covid-19 caírem 80%, as internações, 86%, e as mortes, 95%, após a segunda dose. Essa é a principal conclusão do Projeto S. A redução foi constatada por meio da comparação dos dados entre o início e o final da iniciativa, que ocorreu entre fevereiro e abril de 2021.
Nova marca fatal indiana
A Índia superou 400 mil mortes pelo coronavírus, informou o Ministério da Saúde do país, tornando-se o terceiro país mais afetado pela doença, atrás dos Estados Unidos e do Brasil. Especialistas, no entanto, estimam que os óbitos sejam superiores ao reportado, após o aumento virulento dos casos em abril e maio. O país também acumula 30,5 milhões de registros e só tem 4,3% de seus 1,36 bilhão de habitantes imunizados.
Janssen contra a delta
A Janssen, braço da Johnson & Johnson, anunciou na quinta-feira (1º), que sua vacina de dose única é eficaz contra a cepa delta, possuindo uma resposta imunológica de pelo menos 8 meses. Os anticorpos de oito pessoas inoculadas neutralizaram efetivamente a variante.
______________________________________________________________________________________________________________________________
Informe publicitário
______________________________________________________________________________________________________________________________
Igualdade aos imunizantes
Todas as vacinas da lista de emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de outros reguladores de renome internacional devem ser consideradas para que um viajante possa ser reconhecido como totalmente imunizado, defendeu a entidade na quinta-feira (1º). Isso deveria ocorrer mesmo em países onde alguns desses inoculantes ainda não foram aprovados. A lista da OMS inclui AstraZeneca, Janssen, Moderna, Pfizer, Sinopharm e Sinovac. As duas últimas, desenvolvidas na China e amplamente distribuídas na África e na América Latina, não foram autorizadas na Europa e nos Estados Unidos.
Alto risco de mutações
A variante delta está presente em 98 países, anunciou a OMS nesta sexta-feira (2), alertando que o mundo está diante de um “período muito perigoso da pandemia”, principalmente onde há a combinação de baixa cobertura vacinal e hospitais superlotados, o que cria terreno fértil para a disseminação de cepas e de novas mutações.
Vai sem público
Os organizadores do Jogos de Tóquio não insistirão na presença de espectadores, afirmou Seiko Hashimoto, chefe do comitê do olímpico local, nesta sexta-feira (2). A declaração veio em meio às preocupações com uma nova onda de infecções faltando três semanas para as competições.
Mais da metade dos paulistas
Seu Dimas responde
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas afirma: “Esperamos que a ButanVac possa ser aplicada em toda a população”. Confira:
Painel Coronavírus
Vacinados (cumulativos)
• 3,13 bilhões no mundo (41,73% da população)
• 102,78 milhões no Brasil (48,25% da população)
Segunda dose *
• 802,5 milhões no mundo (10,7% da população)
• 27,26 milhões de brasileiros (12,8% da população)
* dados aproximados
Casos confirmados no Brasil
• 18.687.469 – acumulado
• 65.165 – novos infectados
• 16.989.351 – recuperados
• 1.176.166 – em acompanhamento
• 8.892,6 – incidência por grupo de 100 mil habitantes
Mortes confirmadas no Brasil
• 521.952 – óbitos acumulados
• 1.857 – novas vítimas fatais
• 2,8% – letalidade
• 248,4 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes
Dados atualizados em 02/07/21 – 19h
Fontes: Ministério da Saúde, consórcio de veículos de imprensa, Universidade Johns Hopkins (EUA) e Fiocruz