O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou o processo de concessão das rodovias BR-116 e BR-101, nos trechos que concetam os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Serão licitadas a Via Dutra (BR-116), ligando as duas capitais estaduais, assim como a Rio-Santos, o trecho da BR-101. A aprovação pelo TCU é a última etapa antes da publicação do edital de concessão. As duas concessões somam 625,8 kms que serão administrados pelo vencedor do leilão por 30 anos. A expectativa é que o certame ocorra entre setembro e dezembro deste ano. No total, estão previstos R$ 14,8 bilhões em investimentos por parte da iniciativa privada com duplicações das pistas, implantação de terceiras e quartas faixas, vias marginais, entre outras melhorias.
As duas rodovias foram colocadas no mesmo pacotes a fim de compensar o risco de prejuízos na operação da Rio-Santos, de menor fluxo. Atualmente sob administração da CCR, nos 364 km da Dutra a ênfase das obras deverá ser no trecho de 17 km da sinuosa Serra das Araras, entre Pirapi e Piracambi, no Rio, onde há um alto índice de acidentes.
Uma novidade na concessão pode ser a adoção de um sistema free flow de pedágio, com pagamento eletrônico de tarifas, o que oferece a possibilidade de mudança na cobrança de acordo com a demanda de veículos. O sistema será testado em um trecho no município de Guarulhos, na Grande SP.
(Com Agência Brasil)