Brasil tem a menor média de óbitos desde janeiro
Até esta sexta-feira (30), a média móvel semanal de mortes por covid no Brasil ficou por 191 dias acima de mil, aponta o mais recente levantamento do consórcio de veículos de imprensa que cobre a pandemia. Dados das secretarias estaduais de saúde apontam que neste domingo (1º), a média dos últimos sete dias caiu para 984 óbitos. A menor desde 20 de janeiro, quando foi de 983. A tendência é de queda. Nos últimas semanas, a média de infecções em acompanhamento tem caído. No últimos 15 dias, só em duas ocasiões ficou acima de 800 mil, em 17 e 18 de julho, respectivamente com 817 mil e 810 mil registros. O melhor dia foi na quarta-feira (18), com 713 mil pessoas com a doença ao mesmo tempo.
Rio tem vacinas só até quarta
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro informou que com seu estoque atual de imunizantes serpa suficiente até a próxima quarta-feira (4). O calendário vacinal desta semana prevê, a partir desta segunda-feira (2), uma faixa etária por dia para a tendimento contra a covid-19, começando com quem tem 32 anos. A intenção era chegar até o público de 27 anos no sábado (7), mas se novas doses não chegarem, o trabalho será paralizado sem garantia sequer de inocular grande parte do público com 30 anos. A Prefeitura do Rio pretendia encerrar a vacinação das pessoas com 18 anos ou mais em 18 de agosto. Deve atrasar.
App negacionista é removido da Apple Store
Com o apelo de ser uma espécie de Tinder negacionista de vacina, o aplicativo Unjected foi removido da App Store, da Apple. Em seu feed, era citado que as vacinas conectam as pessoas ao 5G e que os imunizados são como “armas biológicas”. Como os pedidos de remoção de conteúdo enganoso não foram acatados, a opção foi o banimento. Com 25 mil seguidores no Instagram, a plataforma de paquera e amizade parece ter sido criada para testar os limites de tolerância das grandes lojas virtuais de aplicativos. O lema do Unjected é “Conecte negócios, encontre amizades ou amor em sua comunidade não vacinada”. O app ainda está na Play Store, do Google, mas deve ser removido em questão de dias.
O que MONEY REPORT publicou
- Comércio de São Paulo entra em nova fase de flexibilização a partir de hoje
- Brasil alcança 100 milhões de vacinados com uma dose
_________________________________________________________________________________________
Informe Publicitário
_________________________________________________________________________________________
Sem vírus nas principais estações inglesas
Um grande rastreamento foi feito nas quatro grandes estações ferroviárias de Londres, Liverpool, Manchester e Birmingham sem que fossem encontradas evidências do novo coronavírus no ar e em superfícies de corrimões de escadas, botões de elevadores e máquinas de bilhetes. A constatatação é de pesquisadores do Imperial College London, a principal faculdade de medicina do Reino Unido. Os trens que circulavam pelas estações também foram examinados. A iniciativa que averiguou a presença do vírus deve ser repetida outras vezes, já que desde 19 de julho o governo suspendeu a exigência de máscaras no transporte público.
Em Berlim, centenas são presos em protestos
Cerca de 600 pessoas foram detidas neste domingo (1º), em Berlim, durante atos não autorizados contra as restrições de circulação impostas para conter a pandemia. O governo foi contrário às manifestações por acreditar que as aglomerações podem aumentar o risco de infecções com a variante delta, mais contagiosa. Os protestos se concentraram no Parque Olímpico e no Tiergarten. Promovidas em sua maioria por grupos negacionistas, como o Querdenken, a justiça alemã proibiu todas as 17 manifestações programadas. Houve confronto e bombas de gás lançadas. A Alemanha registrou 2.097 casos neste domingo, divulgou a agência DW. Desde maio foi permitida a reabertura de restaurantes e bares, mas estadias em hotéis só são permitidas com atestado de vacinação completa ou um teste negativo recente.
Painel Coronavírus
Vacinados
• 4,14 bilhões no mundo (55,2% da população)
• 96,52 milhões no Brasil (45,30% da população)
* primeira dose
Segunda dose *
• 1,09 bilhão mundo (14,6% da população)
• 40,1 milhões de brasileiros (18,84% da população)
* incluindo dose única
Casos confirmados no Brasil
• 19.938.358 – acumulado
• 18.645.993 – recuperados
• 735.531 – em acompanhamento
• 20.503 – novos infectados
• 9478,8 – incidência por grupo de 100 mil habitantes
Mortes confirmadas no Brasil
• 556.834 – óbitos acumulados
• 464 – novas vítimas fatais
• 2,8% – letalidade
• 265 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes
Dados atualizados em 01/08/21 – 18h30
Fontes: Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Universidade Johns Hopkins (EUA)