A resistência dos jovens e pequenos
A maioria das crianças que contraem a covid-19 sintomática se recuperam em menos de uma semana e algumas apresentam sintomas após um mês, mostra um estudo da King’s College London publicado na revista The Lancet. A pesquisa analisou 1.734 pacientes com idades entre 5 e 17 anos. A conclusão é que os casos duradouros são raros. Dos positivos, apenas 77 (4,4%) ainda tinham algum dos sintomas mais comuns (fadiga, dor de cabeça e perda de olfato/paladar) após 4 semanas. Após 8 semanas, praticamente todos (98,2%) estavam recuperados.
O que MONEY REPORT publicou
Liberado para eventos, sem aglomerar
A partir de 17 de agosto, o governo de São Paulo começará a permitir eventos sociais, abertura de museus e feiras corporativas. A liberação estará condicionada ao controle de público e ao uso obrigatório de máscaras. Os eventos não podem gerar aglomerações. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (4). “As pessoas precisam estar distanciadas”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.
Confira as regras:
O que Blanco disse à CPI
Na sessão desta quarta-feira (4), a comissão ouviu o coronel Marcelo Blanco, que levou o PM vendedor de vacinas, Luiz Paulo Dominguetti, ao chope com o ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias. Questionado se agiu como facilitador, negou, apesar de ter proporcionado o encontro por meio de informações privilegiadas da agenda de Dias. Blanco não soube explicar o motivo de sua exoneração da Saúde. “Motivos do ministro”, disse. À época, o titular era Eduardo Pazuello. Blanco explicou que demorou para perceber que a história de Dominguetti e de Cristiano Carvalho, ambos da Davatti, “não parava em pé”. Em seu favor, Blanco afirmou que seu intuito com a Davatti se restringia ao possível mercado de vacinas à iniciativa privada e que nunca participou de tratativas. Mesmo assim, não deixou claro qual era seu intuito ao levar o PM para conhecer o diretor de Logística, Roberto Dias.
O que MONEY REPORT publicou em seu
- Nº 237: novo surto na China; vacina produzida na África; CPI do reverendo
- Nº 218: vírus resistente; sem terceira dose; CPI com carimbo do Vaticano
- Nº 210: delta brecada pela gama; 4 milhões de mortos; deu cadeia na CPI
- Nº 204: ButanVac; sommeliers de vacinas; CPI do depoimento sem noção
______________________________________________________________________
Informe Publicitário
_________________________________________________________
Delta no Brasil
Entre junho e julho, as contaminações pela cepa delta avançaram no estado do Rio de Janeiro e representam 26% do total. Na capital, está em 45% das amostras analisadas. Os dados foram divulgados pela Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (Svaps), da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Em São Paulo, o Instituto Butantan informou que identificou 28 novas amostras da variante na capital.
Barbie heroína da ciência
A Mattel anunciou o lançamento de 6 bonecas Barbie em homenagem às mulheres que se destacam no combate ao coronavírus. Faz parte da série das Heroínas uma representação da pesquisadora brasileira do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (IMT-USP), Jaqueline Góes de Jesus, que participou do primeiro sequenciamento do vírus, feito em apenas 48 horas.
Capital japonesa contaminada
O Japão alertou nesta quarta-feira (4) que as infecções estão disparando em um ritmo inédito, com alta recorde em Tóquio. A alta é atribuída à dispersão da cepa delta durante os Jogos Olímpicos.
Israel volta ao home office
O governo israelense pediu que as empresas retomem o home office para ajudar o país a conter o surto da variante pela delta. O governo também limitará em 50% a quantidade de funcionários nos órgãos públicos. As medidas foram decididas noite desta terça-feira (3). Mais de 3.280 novos casos foram registrados nas últimas 24 horas (236 eram graves), aponta o ministério da Saúde de Israel. Não houve relato de óbitos.
Painel Coronavírus
Vacinados
• 4,28 bilhões no mundo (56,06% da população)
• 98,79 milhões no Brasil (46,38% da população)
* primeira dose
Segunda dose *
• 1,09 bilhão mundo (14,6% da população)
• 40,49 milhões de brasileiros (19,01% da população)
* incluindo dose única
Casos confirmados no Brasil
• 20.026.533 – acumulado
• 18.800.884 – recuperados
• 666.042 – em acompanhamento
• 40.716 – novos infectados
• 9529,8 – incidência por grupo de 100 mil habitantes
Mortes confirmadas no Brasil
• 559.607 – óbitos acumulados
• 1.175 – novas vítimas fatais
• 2,8% – letalidade
• 266,3 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes
Dados atualizados em 04/08/21 – 20h
Fontes: Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Universidade Johns Hopkins (EUA)