O deputado estadual paulista afastado temporariamente por importunação sexual, Fernando Cury (Cidadania) (imagem), foi eleito no domingo (15) membro do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente do Estado de São Paulo (Condeca-SP), para um mandato de dois anos. As informações foram divulgadas na noite de terça-feira (17). Ele está fora do exercício parlamentar desde 1º de abril, acusado pela deputada Isa Penna (PSOL). O ato ocorreu em 16 de dezembro e foi captado por câmeras. Nas imagens, Cury aparece apalpando parcialmente o seio da colega parlamentar em plena sessão da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
A Alesp suspendeu o mandato de Cury por 180 dias, empossando o suplente, Padre Afonso (PV), até outubro, quando Cury pode voltar ao mandato, caso não seja processado. Em abril, o deputado também foi denunciado pelo mesmo crime à Justiça pelo procurador-geral de São Paulo, Mario Luiz Sarrubo. A Justiça ainda não aceitou a denúncia contra o parlamentar. De acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), a denúncia do Ministério Público paulista ainda não foi avaliada, já que o deputado precisa apresentar uma defesa prévia, o que ainda não fez.
Em nota, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social destacou não ter responsabilidade sobre as eleições do Condeca-SP: “A eleição realizada no dia 15 de agosto, Fernando Cury foi um dos 40 membros eleitos. Legalmente, a pasta não pode interferir na decisão”.
- Condeca-SP: é um colegiado consultivo composto por 40 membros (20 titulares e 20 suplentes) que participam da elaboração de políticas públicas de atendimento à criança e ao adolescente com o governo estadual. Os integrantes são eleitos pela sociedade civil.
Confira os vídeos compilados pelo UOL