SÃO PAULO (Reuters) – A confiança de serviços no Brasil voltou a cair em abril com queda nas perspectivas sobre a evolução do ambiente de negócios, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.
O Índice de Confiança de Serviços (ICS) chegou a 91,2 pontos em abril depois de recuar 0,2 ponto, o que de acordo com o consultor da FGV Silvio Sales reflete um ajuste nas expectativas empresariais provavelmente relacionado às incertezas originárias no campo político.
“Foram as perspectivas para a evolução do ambiente de negócios nos próximos seis meses que concentraram a pressão negativa sobre o resultado de abril. No contexto atual, de recuperação gradual do ritmo de atividade, o processo eleitoral pode estar contribuindo para a maior volatilidade das expectativas”, disse Sales.
O Índice de Expectativas (IE-S) recuou 0,8 ponto, influenciado pelo indicador de tendências dos negócios.
O Índice da Situação Atual (ISA-S) teve variação positiva de 0,4 ponto no período, para 87,2 pontos, ajudado pelo indicador que mede o grau de satisfação com o volume de demanda atual.
A leitura de serviços acompanha a piora vista na confiança do consumidor, que em abril recuou 0,7 ponto, a 101 pontos. [L1N1S30E1]
(Por Taís Haupt)