RIO DE JANEIRO (Reuters) – A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) deflagraram nesta quinta-feira operação para cumprir mais de 40 mandados de prisão em Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e também no Uruguai, em uma ação contra atuação ilegal de doleiros em desdobramento da operação Lava Jato, informaram a PF e o MPF.
Segundo as autoridades, a chamada operação “Câmbio, Desligo” visa desarticular uma organização criminosa especializada em crimes financeiros e evasão de divisas responsável por uma complexa estrutura de lavagem de dinheiro envolvendo diversos países.
Os mandados foram solicitados pelo MPF e expedidos pelo Juízo da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
De acordo com o MPF, a operação conta com o apoio de autoridades uruguaias, e estão sendo cumpridos mandados judiciais também no país vizinho. Segundo a TV Globo, também há mandados sendo cumpridos no Paraguai, mas essa informação não foi confirmada de imediato pelas autoridades.
A emissora de TV acrescentou que a operação mira doleiros que movimentaram 1,6 bilhão de dólares em 52 países, e tem como principal alvo Dário Messer, apontado como o principal doleiro do Brasil.
A ação foi deflagrada como resultado das delações premiadas de dois doleiros que faziam parte do esquema de corrupção no governo estadual do Rio de Janeiro comandado pelo ex-governador Sérgio Cabral, de acordo com a Globo.
(Por Pedro Fonseca e Rodrigo Viga Gaier)