A fabricante americana de iogurtes Chobani entrou com um pedido de oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) com a Securities and Exchange Commission (SEC) na última semana e passará a ser negociada na Nasdaq sob o símbolo CHO. A empresa tem expectativas ambiciosas e cogita atingir um valor de mercado entre US$ 6 bilhões a US$ 10 bilhões com a venda de seus papéis, conforme comunicado preliminar e conversas com possíveis interessados.
A oferta ocorrerá na esteira do prejuízo que a empresa acumula nos últimos anos, com perdas líquidas anuais desde 2016, mesmo com vendas crescentes. Em 2016 foram US$ 1,29 bilhão, subindo para US$ 1,4 bilhão em 2020. Nos nove meses encerrados em setembro de 2021, o indicador não mudou significativamente: foram US$ 24 milhões em perdas diante de US$ 1,21 bilhão de faturamento. Com esses resultados, ficará difícil para a gigante cumprir com sua expectativa de valoração compartilhada pelos coordenadores da operação, Goldman Sachs e Bank of America. Há entre os coordenadores a esperança que a IPO rearrume as contas da empresa, recolocando-a nos trilhos.