Um levantamento feito pela Locaweb em parceria com a Opinion Box que ouviu 2 mil pessoas descobriu que o e-commerce deixou de ser exclusivo para as grandes empresas e passou a ser acessível para outros perfis, como micro, pequenos e médios negócios (PMEs). A pesquisa apontou que 66% buscam os melhores preços e por isso optam pela internet. “Faz sentido as empresas conseguirem valores competitivos no digital. Lá não é preciso pagar o aluguel ou banners. Têm seus custos, mas é se faz mais com menos”, explicou o gerente executivo de marketing e canais da Locaweb, Luis Carlos dos Anjos. A sacada da pesquisa foi descobrir a escolha, 32% consumidores afirmaram comprar igualmente de pequenas, médias e grandes empresas, ou seja, os preços e outros critérios qualitativos estão acima da origem da venda. Neste crescimento do digital, as PMEs foram as que ganharam mais consumidores, 41% passaram a comprar de pequenos e médios no último ano. Em contrapartida, 30% passaram a comprar de grandes marcas nos últimos 12 meses.
“A migração é uma tendência confirmada nessa e em outras pesquisas do Opinion Box. O interessante é notar que empresas de todo porte conseguem se aproveitar dele”, contou a head de marketing do Opinion Box, Daniela Schermann. Houve ainda crescimento no consumo on-line no primeiro semestre de 2021, com recorde de vendas ao atingir R$ 53,4 bilhões em faturamento, apontou a Webshoppers, relatório da Ebit Nielsen. Mesmo em relação aos expressivos dados de 2020, houve crescimento de 31% no primeiro semestre deste ano.