Há muito para ser visto na Expo Dubai 2020, evento global de seis meses de duração que vai se encerrar em março, após ser adiado pela pandemia. Com 191 países participantes e milhares de empresas e instituições, essa feira vai gerar uma receita estimada em mais de US$ 30 bilhões aos Emirados Árabes Unidos (EAU). Já a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) espera-se atrair US$ 10 bilhões em investimentos estrangeiros diretos e gerar US$ 500 milhões em exportações em curto prazo.
Os três eixos centrais da exposição, Mobilidade, Sustentabilidade (imagem de destaque) e Oportunidade devem ser vistados, assim como os pavilhões da Espanha, Alemanha e dos EAU. Na área de Tecnologia, é possível entender as possibilidades do metaverso. Há também um pavilhão das mulheres patrocinado pela Cartier. Com o país de olho nos negócios com estrangeiros, a última novidade foi o anúncio da semana de trabalho de quatro dias e meio, a partir de 1º de janeiro. Por razões comerciais e turísticas, agora os finais de semana vão incluir o domingo. Na tradição muçulmana, o domingo é um dia útil, deixando a sexta e o sábado para descanso.
Por qual razão cruzar o planeta para visitar uma feira de negócios no deserto?
Exposições como a de Dubai estão entre os mais antigos eventos mundiais, iniciando em 1791, com a Feira Mundial de Praga. Mas o modelo só tomou forma em 1851, com a Feira de Londres. A missão é grandiosa: unir por algum tempo em um só lugar o que de melhor é produzido pela humanidade, sempre com um olhar para o futuro e a inovação. Se isto não é o suficiente, confira abaixo outros bons e enormes motivos.
Outros bons motivos
- Um imenso hub de negócios internacionais. Empresários do mundo inteiro comentam que, se de um lado a pandemia limitou as viagens, a Expo, por sua vez, torna fácil encontrar representantes de governos e instituições privadas para fomentar negócios;
- É a maior exposição da história, com 191 países representados;
- A primeira em um país árabe;
- A primeira em um país muçulmano;
- O maior evento de turismo e negócios internacionais durante a pandemia;
- A única forma de “visitar o mundo” nesse momento;
- Desde outubro, mais de 5,6 milhões de pessoas já visitaram a feira;
- Obras arquitetônicas projetadas por Santiago Calatrava, com o Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos, em forma de falcão (ao lado), e pelo escritório Foster & Partners, responsável pelo Pavilhão da Mobilidade;
- Uma janela para a cultura, arquitetura, gastronomia, artes plásticas de grandes países, como Rússia, China e Alemanha, e também pequenos, como San Marino;
- Os maratonista da Expo que conseguirem visitar 10 pavilhões por dia demorarão 20 dias para percorrer todos;
- Descobrir as cidades de Dubai e de Abu-Dhabi para conhecer a visão de futuro que os Emirados têm em matéria de mobilidade, conectividade, sustentabilidade e inovação;
- Vale para gente de todas as idades;
- Quem perder terá que esperar até 2025, com a Expo Osaka, no Japão.