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Apps de crédito de carbono; Maersk cata lixo marinho; diversidades na empresa

Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios

Ambiental

Aplicativos mostram como reduzir a pegada pessoal de carbono

Enquanto governos discutem como o setor produtivo e as pessoas precisam encontrar formas rápidas de diminuir suas emissões de gás carbônico (CO2), a iniciativa privada segue o caminho abertos pelas ONGs ambientais e pesquisadores, mirando na conscientização. Um dos instrumentos mais valiosos é a adoção de aplicativos que mostram o quanto os cidadãos comuns contribuem em seu cotidiano para o aumento das temperaturas globais. Essas mensurações tornam a questão da sustentabilidade e da correção ecológica mais palpáveis, abrindo caminho para a pressão política pela mudança das matrizes energéticas e a adoção em larga escala dos créditos, um mercado que toma forma e se torna rentável. A busca por um mundo mais verde chega aos lares com a seguinte pergunta: “Qual é a sua pegada de carbono?”

Maersk testa sistema para retirar lixo flutuante dos mares

Mais de 20 milhões de toneladas de lixo acabam despejadas nos oceanos todos os anos. Dessas, 80% são de origem urbana – ou da indústria pesqueirada –, apontou um estudo da International Solid Waste Association (ISWA). Os resultados mostram que metade dos resíduos são plásticos, perfazendo 12,5 milhões de toneladas. Além disso, a agência científica australiana (CSIRO, na sigla em inglês), estima que há 14 milhões de toneladas métricas de microplásticos estejam flutuando ou depositadas nos oceanos – 35 vezes acima do que o esperado. Diante desse cenário desfavorável, a Maersk e a Ocean CleanUp (organização holandesa sem fins lucrativos) desenvooveram um sistema de coleta de lixo flutuante. A Maersk é a maior empresa de navios porta-contêineres e de contêineres do mundo.


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Informe Publicitário

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Social

Diversidade é bom para as empresas. Mas qual diversidade?

“Ontem, escutei no rádio um reclame (ainda existe essa palavra?) no qual um diretor de empresa multinacional elencava as vantagens em ter um plantel de colaboradores pautado pela diversidade. Neste depoimento, o executivo dizia que pessoas vindas de diferentes formações poderiam contribuir com ideias novas e, com isso, construir de maneira mais efetiva à sustentabilidade da companhias. De fato, quanto maior for o caldeirão de insights em uma equipe, melhor será o resultado final. Mas, ultimamente, quando se fala nesse tema, estamos nos referindo exatamente a qual tipo de diversidade? Cor da pele, gênero, orientação sexual e pessoas com necessidades especiais hoje dominam o espectro daquilo que entendemos por diversidade. Este tópico é tão importante no universo corporativo que já escutei de amigos que atuam em grandes empresas internacionais o seguinte: em caso de empate técnico, a vaga sempre vai para quem se inclui em certas minorias.” – Por Aluizio Falcão Filho

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