O ex-jogador Ronaldo Fenômeno anunciou hoje que comprou 90% do Cruzeiro. O time mineiro, que se transformou em Sociedade Anônima do Futebol (SAF), deve sofrer reformulação completa e iniciar um longo processo de recuperação— a equipe disputará novamente a série B do Campeonato Brasileiro em 2022. O aporte previsto no time é de R$ 400 milhões para os próximos anos, enquanto a dívida estimada do Cruzeiro é de R$ 1 bilhão. O próprio Ronaldo, que atuou anos atrás pelo clube que acaba de adquirir, deve procurar os credores para renegociar os débitos.
A operação foi coordenada pelo banco de investimentos da XP, que intermediou o negócio e trouxe o jogador para encabeçar a operação. “A XP foi pioneira e esse é o primeiro de muitos deals, que vão revolucionar a paixão dos brasileiros pelo futebol”, disse Rafael Furlanetti, sócio da XP, a MONEY REPORT.
A XP divulgou a seguinte nota ao mercado:
“O Cruzeiro Esporte Clube, instituição centenária e tradicional do futebol mundial, firmou hoje acordo com Ronaldo Luís Nazário de Lima, o Fenômeno.
A negociação é a primeira da história do país desde que o projeto de lei nº 5516, de 2019, foi aprovado há três meses.
A XP, na vanguarda do mercado financeiro, busca ajudar a indústria do futebol brasileiro em sua profissionalização, capitalização e abertura de novas oportunidades de crescimento para os clubes de futebol no país.
Acreditamos que o futebol brasileiro atrairá ainda mais o interesse de grandes investidores nacionais e internacionais.
O futebol brasileiro nunca mais será o mesmo!
A XP possui hoje o único Investment Banking do Brasil com uma área totalmente dedicada ao esporte, com profissionais altamente qualificados e especializados.
A nossa meta é assessorar os maiores clubes brasileiros na construção do melhor campeonato de futebol do mundo nos próximos anos.
Parabéns ao Ronaldo e ao Cruzeiro pela conclusão do deal!”