Foi decidido pela Prefeitura do Rio de Janeiro que a cidade não realizará o tradicional carnaval de rua em 2022. Este é o segundo ano consecutivo que a capital carioca fica sem a folia devido à pandemia da covid-19. A decisão foi divulgada nesta terça-feira (4) pelo prefeito, Eduardo Paes (PSD).
A anúncio aconteceu após uma reunião com Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação que representa alguns dos principais blocos da capital. Ele também se encontrou com patrocinadores que vinham pressionando o governo desde 3 de janeiro, segunda-feira, sobre um posicionamento claro. Isso porque seriam investidos cerca de R$ 40 milhões na infraestrutura da festa. Entretanto, Paes confirmou que os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí permanecem. Haverá um protocolo para a festa, com a exigência da vacinação e testagem, o que, segundo ele, não seria possível nos desfiles de rua.
Enquanto os cariocas decidem, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), parece ter dúvidas. O posicionamento do governo da cidade mais populosa do país só deve acontecer em 10 de janeiro. Enquanto isso, a variante ômicron se espalha junto com o vírus da Influenza. A Prefeitura de São Paulo marcará reuniões sobre o tema ainda nesta semana. De acordo com informações preliminares, assim como no Rio, a tendência é que a gestão libere os desfiles das escolas de samba no Anhembi, mas deve proibir os bloquinhos.