Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Executivos ganham mesmo sem entregar resultados às empresas

Uma pesquisa recém divulgada mostrou que executivos de empresas de capital aberto recebem remuneração variável mesmo que não entreguem retorno aos acionistas. O estudo foi feito pela consultoria PwC e pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Os resultados foram obtidos a partir de uma amostra com 149 empresas, que foram divididas em dois grupos: um, incluindo 28 empresas que criaram valor aos acionistas neste período; e um segundo grupo que inclui as 121 empresas restantes e que geraram retorno inferior ao custo do capital.

Nos dois grupos houve discrepância entre a remuneração variável dos executivos e o retorno aos acionistas  mas a distância é maior nas empresas que não tiveram ganho de valor no período analisado: imaginando que em 2010 os retornos aos acionistas e a remuneração variável estavam em uma base 100, em 2016 os ganhos de acionistas caíram para 22 enquanto a remuneração executiva não-fixa ficou em 87 (diferença de 65). Já nas empresas que geraram valor entre 2010 e 2016, a remuneração variável oscilou de 100 para 82, enquanto o retorno de acionistas caiu de 100 para 36 (diferença de 46).

 

Por que é importante

Desde a crise global de 2008 e o lançamento do livro O Capital no Século 21, do economista francês Thomas Piketty, em 2014, o mundo capitalista discute se os altos bônus dos executivos são justos e de acordo com o lucro que geram para os acionistas

Quem ganha

Os executivos, que ficam com altos rendimentos sem ter que entregar resultados

Quem perde

As empresas e os acionistas, já que o pagamento de bônus não atrelado ao desempenho desincentiva a melhora dos resultados

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.