Antes das campanhas eleitorais começarem, o cenário das eleições se consolida em estabilidade com as intenções de voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superando as do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na primeira pesquisa Ipespe em 2022 divulgada nesta sexta-feira (14), no cenário estimulado para o primeiro turno, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está com 44% das intenções de voto e Jair Bolsonaro (PL), com 24%, repetindo a tendência do levantamento de dezembro. Em seguida vêm o ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos), com 9%, o ex-governador Ciro Gomes (PDT), com 7%, e o governador João Doria (PSDB), com 2%, enquanto Simone Tebet (MDB), Rodrigo Pacheco (PSD) e Luiz Felipe D’Ávila (Novo) empatados com 1% cada. Lula tem os mesmos 44% que somam todos seus adversários. O levantamento foi encomendado pela XP.
Na pesquisa espontânea, Lula lidera com 35% das menções, Bolsonaro aparece com 25%, enquanto Moro tem 4% e Ciro Gomes, 3%. Doria fica com 1% das intenções de voto. Os demais candidatos não conseguiram atingir 1%. Veja abaixo.
Já a pesquisa eleitoral do Instituto Ideia, contratada pela revista Exame e divulgada na quinta-feira (13), mostra que o Lula chega a 41% no primeiro turno, contra 24% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Além disso, o petista venceria qualquer adversário em um eventual segundo turno. Na sequência estão Sergio Moro (11%), seguido de Ciro Gomes (7%) e de Doria (4%). Moro e Ciro estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou menos. Pela mesma margem, Doria fica tecnicamente empatado com Ciro.