O avanço da variante ômicron do coronavírus ao mesmo tempo em que a gripe também se espalha pelo país afetou diretamente o funcionamento das companhias aéreas. Centenas de viagens nacionais e internacionais estão sendo canceladas nos aeroportos brasileiros por falta de tripulação, incluindo pilotos e copilotos. Por isso, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) permitiu que as companhias aéreas Azul e Gol voem com tripulações reduzidas nos serviços de comissaria. A autorização foi publicada nesta segunda-feira (17) e é de caráter excepcional e válida até 14 de março de 2022.
Na prática, a medida obriga as empresas a reacomodarem passageiros em outros voos, porque haverá limite de até 150 assentos em aviões com capacidade para até 186 pessoas. A legislação exige que haja um comissário de bordo para cada 50 pessoas na aeronave. A cada 15 dias as companhias precisarão informar à Anac quantos voos com equipe reduzidas ocorreram.
Em 10 de janeiro, a Anac afirmou que monitorava a situação. Houve impacto nas operações das 3 principais companhias aéreas – Latam, Azul e Gol. No mesmo dia, o Procon de São Paulo chegou a notificar as companhias pelos cancelamentos.