A Unilever não desiste de tentar adquirir a frmacêutica GlaxoSmithKline (GSK). Apesar de três lances malsucedidos (e não solicitados), a gigante de bens de consumo sinalizou que ainda está buscando um acordo bilionário para a unidade de saúde do consumidor da GSK, que abriga marcas Sensodyne e Panadol. A GSK alegou que a última oferta de £ 50 bilhões (R$ 375,25 bilhões) “subvalorizou fundamentalmente” o negócio.
Dona de marcas como o sabonete Dove e o sorvete Ben & Jerry’s, a Unilever considera a absorção do negócio de saúde da GSK um ajuste estratégico. A aquisição seria uma oportunidade de expansão de portfólio na América, China e Índia. Isso poderia ajudar a empresa a enfrentar as rivais Nestlé e Procter & Gamble. Se concluída, a compra seria um dos maiores acordos entre empresas listadas em Londres e a primeira da Unilever sob o comando de Alan Jope (ao lado). Relatórios sugerem que a empresa precisaria desembolsar pelo menos £ 60 bilhões (R$ 450,7 bilhões).