A crescente popularidade dos veículos à bateria e o declínio do uso do diesel está praticament configurada na Europa. Mais de 20% dos carros novos vendidos na União Europeia (UE) e no Reino Unido em dezembro eram exclusivamente elétricos, segundo dados compilados por Matthias Schmidt, analista de Berlim que acompanha o desenvolvimento do novo segmento. As vendas de veículos a diesel, que em 2015 representavam mais da metade dos carros novos na UE (então com Reino Unido incluído), caíram abaixo de 19%.
Os incentivos governamentais tornaram os veículos elétricos mais acessíveis, a variedade de carros elétricos para escolher cresceu e os compradores se tornaram mais conscientes do custo ambiental dos veículos com motores de combustão interna.
O resultado é ainda mais notável tendo em conta que o mercado global está em crise. As vendas de novos na UE caíram mais de 20% em novembro por causa da escassez de semicondutores, estrangulando a produção, informa a Associação Europeia de Fabricantes.