Uma nota “técnica” (abaixo) do Ministério da Saúde feita pelo secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto (imagem), afirmou que as vacinas contra a covid-19 não têm efetividade e nem segurança contra a doença. Entretanto, a hidroxicloroquina tem. O documento marca uma posição contrária à da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e dos especialistas.
Angotti Neto rejeita claramente o protocolo aprovado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) que contraindica o uso “kit covid” em pacientes não internados. A nota ainda critica a Conitec e afirma que a hidroxicloroquina foi avaliada rigorosamente – e por isso foi considerada pela comunidade científica ineficaz contra a doença.
No documento, a vacina aparece como sem efetividade e segurança comprovadas, com alto custo e financiada pela indústria. Para a hidroxicloroquina, as respostas são todas inversas.