Pela primeira vez, proprietários de carros elétricos estão relutantes em voltar a usar carros movidos a gasolina, mesmo com as preocupações sobre a disponibilidade de infraestrutura de carregamento, mostrou um relatório da J.D. Power divulgado nesta quinta-feira (27).
Nos Estados Unidos, as vendas de BEVs (sigla em inglês para veículo elétrico a bateria) saltaram para um recorde no início do mês, com 434.879 novas unidades nas ruas. No entanto, a demanda por seus equivalentes híbridos permanece forte, pois muitos clientes se retiraram dos EVs devido a preços mais altos, autonomia limitada e menos estações de carregamento do que o necessário. O que é curioso neste cenário é que, mesmo diante das limitações, os consumidores não retornaram aos veículos a combustão.
“Sabemos de nossa pesquisa que muitos consumidores têm preocupações durante o processo de consideração de compra com aspectos como autonomia da bateria e carregamento do veículo”, disse Brent Gruber, diretor sênior de automóveis globais da J.D. Power. “No entanto, uma vez que alguém comprou um (B)EV, eles estão praticamente viciados.”
A pesquisa de propriedade do US Electric Vehicle Experience (EVX) de 2022 mostrou que a satisfação entre os novos proprietários de carros elétricos está 754 (em uma escala de 1.000 pontos), o que é comparável aos 766 entre os veteranos (aqueles que já possuíam um elétrico anterior). O estudo descobriu que o Model 3 da Tesla obteve a melhor classificação geral e a mais alta no segmento premium, com uma pontuação de 777. O Kia Niro EV ficou em primeiro lugar no segmento mercado de massa pelo segundo ano consecutivo, com uma pontuação de 744.
O estudo considerou fatores como precisão do alcance declarado da bateria, disponibilidade de estações de carregamento públicas, custo de propriedade, prazer de dirigir, facilidade de carregamento doméstico, estilos interno e externo, recursos de segurança e tecnologia, experiência de serviço, qualidade e confiabilidade do veículo.