A Produzindo Certo e a Radicle querem identificar entre as 3 mil propriedades elegíveis para implementar o programa
Foi assinado um acordo entre a Produzindo Certo e a Radicle, especializada na estruturação de projetos de crédito de carbono. As empresas estão abrindo as portas deste mercado aos produtores rurais brasileiros. O objetivo é identificar as propriedades elegíveis ao Programa Fazendas Vivas, lançado em 2021 pela Radicle para a preservação dos solos agrícolas, das florestas nativas e para a geração de uma nova fonte de renda ao produtor por meio dos créditos.
Em um primeiro momento, a parceria buscará, dentro das mais de 3 mil propriedades cadastradas na Plataforma Produzindo Certo, fazendas que possuam excedente de reserva legal e estejam dispostas a se comprometer em não realizar desmatamentos. Já na segunda fase, serão avaliadas propriedades com potencial para, por meio de práticas que promovem o aumento de sequestro de carbono no solo, reduzir as emissões. O objetivo é assinar os primeiros contratos com produtores nos próximos meses, permitindo que haja renda para eles, com a venda dos créditos, no início de 2023.
“O passo inicial consiste em mensurar o carbono sequestrado e fazer um balanço para avaliar a viabilidade delas para participarem do mercado”, afirma o diretor de Operações da Produzindo Certo, Charton Locks. “Estamos oferecendo uma possibilidade real para o produtor ganhar com a preservação de excedentes florestais e com recuperação de áreas degradadas”, afirma o CEO para o Brasil da Radicle, Roberto Strumpf.