Com mais de 6,36 milhões de carros vendidos em 2021, estoques de minerais críticos para baterias ficaram comprometidos
A aceleração das vendas de veículos elétricos alimentou uma disputa por níquel, cobalto e lítio, impulsionando os preços dos materiais da bateria para altas de vários anos. A eliminação progressiva dos carros com motor de combustão interna (ICE) em favor dos veículos elétricos faz parte da transição energética e dos esforços para reduzir as emissões de carbono.
Mais de 6,36 milhões de veículos elétricos foram vendidos em 2021 em todo o mundo, em comparação com 3,10 milhões em 2020, mostram dados da Rho Motion. A China respondeu por metade do total no ano passado e 40% no ano anterior.
Níquel
A escassez de níquel levou a uma queda nos estoques dos armazéns aprovados pela London Metal Exchange, que em 88.182 toneladas caíram 65% desde abril do ano passado. Mais pertinentes são os estoques de briquete ensacado, facilmente triturado em pequenas partículas e dissolvido em ácido sulfúrico para fazer sulfato de níquel para baterias, em 65.676 toneladas, uma queda de 67% desde abril passado.
O níquel atingiu US$ 24.435 a tonelada na semana passada, o maior desde agosto de 2011. A expectativa é que ele recue ainda este ano à medida que a oferta aumenta.
Cobalto
Os bloqueios por coronavírus na África Austral criaram gargalos que atrasaram as remessas de Cobalto para a China da República Democrática do Congo, que responde por mais de 70% dos suprimentos globais. “As importações chinesas de hidróxido de cobalto aumentaram apenas 2,5% para 82.100 toneladas no ano passado a partir de 2020, o que significa que os estoques domésticos caíram consideravelmente”, disse Caspar Rawles, analista da Benchmark Mineral Intelligence (BMI).
A BMI espera uma demanda total de cobalto em 177.500 toneladas este ano, das quais 104 mil toneladas serão consumidas pelo setor de baterias. Os preços do cobalto em torno de US$ 70 mil a tonelada estão no nível mais alto desde julho de 2018. Traders esperam mais ganhos à medida que os consumidores chineses reabastecem os estoques.
Lítio
O carbonato de lítio é usado para baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP). As vendas de veículos elétricos que usam essas baterias aceleraram na China. A falta de investimento em capacidade devido à queda dos preços nos três anos até 2021 significa que os déficits são prováveis por alguns anos.
As baterias de veículos elétricos podem usar carbonato de lítio ou hidróxido de lítio. A indústria normalmente fala de equivalente de carbonato de lítio (LCE), que contém ambos.
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