Dois casos foram detectados no Rio de Janeiro e em Santa Catarina, confirmando as expectativas
A Fiocruz identificou, a partir da técnica de sequenciamento genético, dois casos da linhagem BA.2 da variante Ômicron, um no estado do Rio de Janeiro e outro no de Santa Catarina, conforme divulgado pelas secretarias estaduais de Saúde. A informação foi divulgada no sábado (5) pela Fiocruz.
A confirmação foi realizada pelo Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em vírus respiratórios junto ao Ministério da Saúde e que vem atuando no mapeamento de genomas do vírus desde o início da pandemia. O laboratório integra a Rede Genômica Fiocruz.
O diagnóstico inicial foi feito pelos laboratórios dos estados por meio do exame RT-qPCR. As amostras foram encaminhadas para o Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do IOC/Fiocruz para a realização do sequenciamento genômico, o que confirmou a presença da subvariante BA.2.
Os resultados finais foram informados às secretarias de Saúde dos dois estados e ao Ministério da Saúde, de acordo com os protocolos de referência. Segundo a Fiocruz, a nova linhagem é mais contagiosa, mas seu grau de ltalidade é desconhecido.
Como se comporta a ômicron “tradicional”
A onda de contágio da variante ômicron parece estar arrefecendo. Em vários países, as curvas das médias móveis de novos casos – o meio mais seguro de verificar uma tendência – começam a ceder. No Brasil, onde a variante chegou mais tarde, esse comportamento não está ocorrendo. Há previsões de um pico daqui duas ou três semanas, mesmo com uma população amplamente imunizada. Confira os gráficos divulgados pelo Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Covid-19 – Estados Unidos
Novos Casos
Mortes
Covid-19 – Brasil
Novos casos
Mortes
(com Agência Brasil)
O que MONEY REPORT publicou
- Ômicron tem mutação já vista em cepas anteriores
- Nova ômicron detectada em 5 países africanos
- Ômicron atinge serviços e recuperação da Zona do Euro desacelera em janeiro
- Fed afirma que ômicron pode desacelerar crescimento
- Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 8 semanas, alerta OMS
- Vacina da Pfizer contra ômicron pode sair em março
- Ômicron faz primeira vítima fatal no Brasil
- Variante IHU se junta às preocupações com recordes de casos, ômicron e flurona
- J&J reduz hospitalizações pela ômicron em 85%
- EUA estimam que ômicron represente 58,6% dos casos de covid-19 no país