Unidade ficará em Gotemburgo, próxima da parceira produtora de baterias Northvolt e das jazidas suecas de níquel, cobalto, lítio e grafite
A Volvo Cars investirá 10 bilhões de coroas (US$ 1,1 bilhão) em sua fábrica em Gotemburgo nos próximos anos para se preparar para a produção de carros totalmente elétricos. O anúncio desta terça-feira (8) segue outro, da semana passada, montadora e da fabricante de baterias Northvolt sobre uma fábrica conjunta de baterias também em Gotemburgo.
As duas empresas suecas informaram no ano passado que formariam uma joint venture para desenvolver baterias, incluindo a criação de uma grande unidade de produção e um centro de pesquisa e desenvolvimento ao custo de 30 bilhões de coroas (US$ 3,3 bilhões). A nova fábrica vai gerar 3 mil empregos.
Expectativas
Controlada pela chinesa Zhejiang Geely Holding, a Volvo espera que 50% de suas vendas sejam de carros elétricos puros até meados desta década, chegando a 100% até 2030. A planta terá capacidade anual de produção de células de até 50 gigawatts-hora (GWh), suficientes para abastecer cerca de meio milhão de carros por ano, segundo a Northvolt. A fábrica de Northvolt também está localizada perto de jazidas de níquel, cobalto, lítio e grafite da Suécia, que são as matérias-primas necessárias para a produção de baterias.