Comportamento revelado em pesquisa do cartão Itaú aponta que os trintões da geração Y são os que mais consumem
De acordo com levantamento do saldo de compras com o cartão Itaú Unibanco e das vendas realizadas pela empresa de pagamentos bancários Rede, os consumidores brasileiros aumentaram seus gastos com serviços relacionados a veículos, psicólogos, veterinários e pet shops em 2021. Só com psicólogo o aumento foi de 40%.
Após crescer apenas 3,5% em 2020, o negócio de cartões do Itaú aumentou 24,5% em 2021. O número de transações cresceu 25,4%. A participação das compras online foi de 21,1% – era 18% antes da pandemia. Os clintes da geração Y (nascida em 1985-1999) e da geração Z (2000-2010) representaram 37% e 38% das transações online, respectivamente. Os baby boomers (nascidos em 1945-1964), 26%, e a geração X (1965-1984), 31%.
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Entre os destaques do ano, os gastos de 40% a mais com psicólogos, com o público feminino representando 58%. Em termos etários, a geração Y é o destaque, com 41% das operações. Considerando apenas o último trimestre de 2021, houve uma alta de 76% entre mulheres e 16% entre os homens nessa faixa etária.
Moisés Nascimento, diretor de Estratégia e Engenharia de Dados do Itaú, destaca também o avanço da mobilidade refletido no aumento de despesas com estacionamento, pedágio, lava rápido e troca de óleo, todos em torno de 50%. Os demais gastos com manutenção veicular avançaram 27%. “Estamos saindo mais de casa. Vivendo esse novo normal”, afirma. “Esse crescimento denota o brasileiro de volta ao trânsito, às atividades mais presenciais.”
O setor de petshop e veterinários cresceu 25,5%, com destaque para o avanço de 143% nas transações online. O aumento ficou próximo de 60% entre consumidores da geração Z. Por região, apenas o Nordeste teve gastos nesse segmento inferior à média. Uma possível explicação, segundo Nascimento, é que a região concentra quase um terço dos gatos do país (dado do IBGE) e esses animais geram uma despesa menor em relação aos cães, de acordo com associação do setor.
Dois setores que ficaram perto da estabilidade em 2020, alimentação e saúde e bem-estar (hospitais, médicos, dentistas, veterinários etc.), tiveram crescimento próximo de 30% em 2021. Turismo e postos de combustíveis, que encolheram no ano anterior, avançaram cerca de 50% em 2021.