País lidera ranking na América Latina com 98% de adoção do WhatsApp
Um estudo recente chamado “Improving the customer communication experience”, realizado pela consultoria Frost & Sullivan a pedido da Infobip, empresa de comunicação em nuvem omnichannel, revelou que 21% das instituições da América Latina já utilizam assistentes virtuais automatizados e chatbots de Inteligência Artificial (IA), enquanto nos Estados Unidos, apenas 13% fazem uso dessas ferramentas.
Os números latino-americanos, em relação ao uso de aplicativos de bate-papo e assistentes virtuais ou automatizados para interagir com os usuários, são consideravelmente maiores do que no resto do mundo. 34% das empresas usam aplicativos de bate-papo com WhatsApp, enquanto o uso de assistentes virtuais telefônicos e URA (resposta interativa de voz) chega a 28%. Inclusive, no Brasil e no México, aplicativos de bate-papo são ainda mais usados do que os agentes físicos para atender clientes de banco, sendo 98% e 97%, respectivamente.
Ao determinar qual aplicativo de mensagens é o mais utilizado pelos clientes para se comunicar com as marcas, 98% dos brasileiros optam pelo WhatsApp, 49% preferem o Facebook Messenger, 51% usam o próprio aplicativo da empresa com chat integrado e 27% usam o iMessage.
O que MONEY REPORT publicou
- Aplicativo de compras do governo foi baixado mais de 20 mil vezes
- Aplicativos mostram como reduzir a pegada pessoal de carbono
- Aplicativo promoverá educação fiscal em escolas públicas do DF
- Aplicativos são só o início da digitalização econômica, diz diretor da Huawei à Febraban
- Aplicativo escolhe especialista médico a partir do preço da consulta