O resultado é uma leve aceleração em relação à alta de 1,1% nos três meses anteriores
O produto interno bruto (PIB) dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) cresceu 1,2% no quarto trimestre de 2021 ante o mesmo período anterior, segundo estimativa inicial divulgada nesta segunda-feira (21) pela entidade, em Paris. O resultado representa uma leve aceleração em relação à alta de 1,1% nos três meses anteriores.
No G-7, o PIB se expandiu 1,2% na comparação trimestral do período entre outubro em dezembro, liderado pelo avanço de Estados Unidos (1,7%), Canadá (1,6%) e Japão (1,3%), de acordo com a OCDE. A organização destaca que grandes economias europeias desaceleram, incluindo França (0,7%, contra 3,1% no trimestre anterior) e Itália (0,6% contra 2,6%). Alemanha registrou contração de 0,7%, enquanto Reino Unido teve incremento de 1%.
Antes da pandemia
Nesse período, o PIB canadense superou o nível pré-pandemia, juntando-se a EUA e França. “O PIB em outros países do G-7 permaneceu abaixo dos níveis pré-pandemia, com a maior diferença na Alemanha, ainda 1,5% abaixo do nível registrado no quarto trimestre de 2019”, ressalta a OCDE. A entidade acrescenta que, em 2021 como um todo, o PIB da OCDE cresceu 5,5%, após contração de 4,6% em 2020.