Mais de 500 famílias são beneficiadas em Minas. Três colheitas somaram 9,6 toneladas de algodão sustentável adquirido por fornecedores da rede de lojas
O Instituto Lojas Renner, braço social da varejista, e o Sebrae fecharam parceria para o empreendedorismo feminino na cadeia de fornecimento sustentável da indústria da moda. Mais de 500 famílias produtoras de algodão em pequenas propriedades do interior de Minas Gerais,, Paraíba e Ceará já se beneficiaram do projeto. A produção de algodão sustentável, plantado em pequenas propriedades, é comprada a preços competitivos e sem atravessadores, por cotonifícios fornecedores da rede.
Do algodão à venda digital
No lado digital, o alvo são negócios liderados por mulheres com impacto social e produtos de baixo risco ambiental. Haverá cursos online gratuitos sobre venda pelos canais digitais. Cerca de 90 empreendedores serão orientados por profissionais da Renner. Destes, de 20 a 30 devem entrar em fase de aceleração para vender por meio de canais digitais, incluindo os grandes mercados varejistas do país.
“Começamos o trabalho de produção de algodão agroecológico em comunidades quilombolas do norte de Minas. Agora vamos ampliar. Ele é mais caro pelo tipo de cultivo, mas tem remuneração justa. As famílias envolvidas iniciaram outras culturas para subsistência e revenda, gerando mais renda”, exaltou Eduardo Ferlauto, diretor-executivo do Instituto Lojas Renner.
Mais de 500 famílias já foram beneficiadas em Minas. Houve três colheitas, somando 9,6 toneladas de algodão sustentável, adquiridas e transformadas por fornecedores da Renner, que depois foram usadas em três coleções.
Campanha Elle
Com recurso de R$ 3,2 milhões, a parceria agora pretende desenvolver três áreas de atuação:
- capacitar e acelerar negócios liderados por mulheres com foco em vendas por meio de canais digitais;
- estimular a produção doméstica de algodão ecológico em Minas Gerais, Paraíba e Ceará;
- incluir a campanha Elle, que ajudará as 20 marcas e designers de moda a desenvolver produção e administração sustentáveis.
As empresas selecionadas para a campanha Elle receberão consultorias que ajudarão as marcas a pensarem no futuro e na inovação dos produtos. Nesta nova edição, o projeto pretende também gerar trocas de conhecimento e apoiar a geração de novos negócios, além de discutir temas ligados ao ESG.