O ataque ocorre logo depois que o Japão se juntou aos aliados ocidentais para reprimir a Rússia devido à invasão da Ucrânia
A Toyota Motor informou que suspenderá todas as operações domésticas da fábrica na terça-feira (29), perdendo cerca de 13 mil carros depois que uma empresa que fornece peças plásticas e componentes eletrônicos foi atingida por um suposto ataque cibernético.
Nenhuma informação estava imediatamente disponível sobre quem estava por trás do ataque ou o motivo. O ataque ocorre logo depois que o Japão se juntou aos aliados ocidentais para reprimir a Rússia devido à invasão da Ucrânia, embora não tenha ficado claro se o ataque estava relacionado.
Um porta-voz do fornecedor, Kojima Industries, comunicou parecer ser algum tipo de ataque cibernético. Um porta-voz da Toyota descreveu isso como uma “falha no sistema do fornecedor”.
Crise
A paralisação da produção ocorre quando a maior montadora do mundo está enfrentando interrupções na cadeia de suprimentos em todo o mundo causadas pela pandemia de covid que forçou ela e outras montadoras a reduzir a produção. A Toyota este mês também viu parte da produção interrompida na América do Norte devido à escassez de peças causada pelos protestos dos caminhoneiros canadenses