Piloto do projeto Birdwatch está em vigor desde o ano passado para que usuários identifiquem postagens enganosas
O Twitter vai expandir seu programa de verificação de fatos de crowdsourcing, fazendo anotações sobre postagens potencialmente enganosos e visíveis para mais pessoas.
O projeto Birdwatch está em vigor desde o ano passado como um experimento colaborativo na qual os usuários podem identificar tuítes enganosos e escrever notas para fornecer informações desmentindo o conteúdo anexadas ao tuíte original.
Assim como outras plataformas de mídia social, o Twitter sofre pressão para fazer mais para impedir que conteúdos falsos se espalhem entre seus 217 milhões de usuários diários. As notas escritas pelos 10 mil colaboradores do programa piloto Birdwatch foram mantidas em um site separado.
Na prática, agora, um pequeno grupo de usuários no Twitter nos Estados Unidos poderá ver as notas do Birdwatch diretamente nos tuítes e avaliar a utilidade das informações. A empresa pretende expandir o Birdwatch para mais países, como Brasil e Índia, onde há grande concentração de usuários e queixas sobre disseminação de fake news, principalmente em campanhas políticas e sobre a pandemia.
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