Jatos terão 50% a mais de capacidade e três vezes a autonomia dos grandes turboélices, com custos de até 30% dos narrowbodies
A Embraer anunciou nesta segunda-feira (7) a entrada no mercado de transporte de carga aérea com o lançamento das conversões dos jatos E190F e E195F (P2F) de passageiros para cargueiros. Segundo a empresa, a adaptação dos E-Jets vai atender às demandas geradas pelo e-commerce e por novas operações de comércio, que exigem entregas ágeis e descentralizadas de grandes volumes.
“Perfeitamente posicionados para preencher a lacuna no mercado entre cargueiros turboélices (como os ATR europeus) e jatos narrowbodies maiores [famílias Boeing 737 e Airbus A320], a nossa conversão de E-Jets P2F chega ao mercado em um momento em que a procura de frete aéreo para carga continua a decolar e, à medida que o comércio eletrônico e o comércio em geral passam por uma transformação global”, afirma Arjan Meijer, CEO da Embraer Aviação Comercial.
De acordo com a empresa, a conversão completa para cargueiro está disponível para todas as aeronaves E190 e E195, com entrada em serviço prevista para o início de 2024. A Embraer enxerga um mercado para aeronaves desta dimensão de aproximadamente 700 aviões ao longo de 20 anos.
Futuro
A Embraer vislumbra três grandes oportunidades: as atuais aeronaves de carga de fuselagem estreita são antigas, ineficientes, altamente poluentes e estão dentro da janela de reforma ou aposentadoria; a transformação contínua da intersecção entre comércio, negócios e logística levou a uma demanda generalizada e sem precedentes por frete aéreo, sobretudo por entregas no mesmo dia e operações descentralizadas; os primeiros E-Jets que entraram em serviço há cerca de 10 ou 15 anos estão saindo de arrendamentos de longo prazo e iniciando seu ciclo de substituição durante a próxima década. A conversão completa para carga prolongará a vida útil dos E-Jets mais maduros por mais 10 a 15 anos, e incentivará a substituição por aeronaves mais eficientes, mais sustentáveis e mais silenciosas.
Os E-Jets de carga terão 50% a mais de capacidade de volume e três vezes mais autonomia do que os grandes turboélices de carga e custos de operação até 30% dos jatos narrowbodies.
A conversão para cargueiro será realizada nas instalações da Embraer no Brasil e incluirá: porta de carga do convés principal; sistema de movimentação de carga; reforço do piso; barreira de carga rígida (RCB); barreira 9G com porta de acesso; sistema de detecção de fumaça com extintores de classe “E” no compartimento de carga superior; alterações no sistema de gestão do ar (arrefecimento, pressurização, etc.); remoção interior e provisões para transporte de materiais perigosos. O E190F poderá transportar uma carga útil de 23.600 libras (10.700 kg), enquanto o E195F poderá voar com 27.100 libras (12.300 quilos).