As fake news serão combatidas com rigor, contando com a denúncia dos usuário
Conectados às redes sociais, os jovens da Geração Z, nascidos entre 1995 e 2010, são o foco da campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições de 2022. Para o efeito, foi firmada uma parceria com o Tik Tok que visa a sensibilização do público que utiliza regularmente a plataforma, incluindo a sua mobilização para a participação no processo eleitoral e o incentivo à procura de títulos de eleitor para maiores de 16 anos.
Segundo o comunicado divulgado pelo Tik Tok, as fake news serão combatidas com rigor, contando com a denúncia dos usuários. Para a parceria colher frutos positivos, as publicações deverão seguir uma linha com conteúdos atrativos, que despertem interesse dos jovens.
Novos recursos
Como parte do trabalho em conjunto com o TSE, o TikTok criou uma página no aplicativo que traz para a comunidade informações confiáveis sobre o processo eleitoral de 2022, como por exemplo, como tirar e regularizar o título de eleitor; e, mais perto do período eleitoral, também incluirá informações sobre a votação. A página poderá ser acessada através de um banner na aba “Descobrir” ou por meio da página de busca, quando os usuários buscarem conteúdo relacionado à eleição. Os vídeos identificados como relacionados ao tema, também receberão, a partir deste mês, uma etiqueta, que direcionará para a página.
A plataforma também implementou avisos em diversas páginas de hashtags relacionadas às eleições no Brasil como uma forma de lembrar as pessoas sobre a importância de seguir as Diretrizes da Comunidade, conferir as informações e relatar conteúdo que acreditem violar as políticas.
Falta de interesse
Dados do jornal Estado de São Paulo mostram que o engajamento do cidadão que se encaixa na categoria do voto facultativo é o menor dos últimos 10 anos. Uma das razões apontadas para o engajamento estar tão baixo por parte desse público que não faz parte do voto obrigatório é a desmotivação e o desinteresse pelos temas que envolvem política, acompanhados da falta de informação na educação básica e da ausência do hábito de debater e refletir sobre essas temáticas.