A apresentação viralizou pela forma com que expôs o ex-presidente, condenado pela Lava-Jato, mas libertado por erros jurídicos
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta terça-feira (22) que o ex-procurador da República Deltan Dallagnol deve pagar uma indenização de R$ 75 mil por danos morais ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Dallagnol fez ataques à honra do político em 2016, quando o denunciou como dono do tríplex do Guarujá, no litoral paulista.
A apresentação em formato PowerPoint foi reproduzida em um painel e viralizou pela forma como expôs o ex-presidente, investigado pela Lava-Jato naquele momento. No entender da 4ª turma do STJ, o procurador usou expressões que não constavam na denúncia e tinham como objetivo apenas ferir a imagem de Lula. Deltan afirmou, na época, que o petista era o “grande general” do esquema da Petrobras e que comandou uma “propinocracia”. Em dezembro de 2021, com Lula livre da condenação da Lava-Jato e exigindo reparações, afirmou que aquela apresentação foi um “erro de cálculo”.
O que MONEY REPORT publicou