Foram fornecidas pela Total Energies 27 toneladas de SAF. Esse é o terceiro tipo de aeronave da empresa a voar com a nova tecnologia
A Airbus fez o primeiro voo do A380, movido a combustível de aviação 100% sustentável (SAF, da sigla em inglês). A aeronave de teste decolou do aeroporto de Blagnac, em Toulouse, na França, na sexta-feira (25). O voo durou cerca de três horas, operando um motor Rolls-Royce Trent 900.
Foram fornecidas pela Total Energies 27 toneladas de SAF não misturados para o voo. O combustível produzido na Normandia, próximo a Le Havre, na França, era feito a partir de Ésteres e Ácidos Graxos Hidroprocessados (HEFA), livres de aromáticos e enxofre, e constituído principalmente de óleo de cozinha usado, além de outras gorduras residuais.
Esse é o terceiro tipo de aeronave Airbus a voar com combustível de aviação sustentável ao longo de 12 meses. O pioneiro foi um Airbus A350 em março de 2021, seguido por um A319neo de corredor único, em outubro do mesmo ano.
Aumentar o uso de SAF continua sendo um caminho fundamental para alcançar a ambição da indústria de atingir emissões líquidas zero de carbono até 2050. As principais estatísticas descritas no relatório Waypoint 2050 indicam que a substância poderia contribuir entre 53% e 71% das reduções de gás carbônico necessárias. Todas as aeronaves Airbus são atualmente certificadas para voar com uma mistura de até 50% de SAF misturado com querosene. O objetivo é obter a certificação de 100% até o final desta década.