MONEY REPORT escolheu como a Fake News da Semana a suposta declaração de Johnny Depp que circulou pelas redes sociais na qual o ator defendeu a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) e disse que sua vitória era comparável a do brasileiro em 2018, em entrevista ao The New York Times após o fim do processo contra a atriz e ex-companheira Amber Heard.
Não há registro de publicação semelhante no jornal americano nem em sites de buscas. Em comunicado oficial à imprensa após a conclusão do julgamento, Depp não citou Bolsonaro.
Heard e Depp trocaram acusações e processos mútuos por difamação. O julgamento ganhou ampla cobertura midiática e foi concluído na quarta-feira (1º). Amber Heard foi condenada a pagar US$ 10,35 milhões ao ex-marido por difamação, enquanto Depp terá que indenizar a ex em US$ 2 milhões.
Após as decisões, as postagens com a falsa declaração de Depp começaram a circular em grupos humorísticos no Telegram. As peças, no entanto, se espalharam pela redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, sem o contexto satírico.
Do outro lado, entretanto, após a decisão do julgamento, Bolsonaro aproveitou o momento para compartilhar um tuíte que dizia “então você conhecerá a verdade, e a verdade o libertará”, referente ao trecho do Evangelho de São João, no capítulo 8, versículo 32. O presidente concluiu saudando Johnny Depp: “abraços do Capitão Jair Bolsonaro”.