Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Burger King “detido” na Rússia

Parte do problema está na complexidade do contrato da franquia master, em modelo de joint venture

O Burger King está enfrentado na Rússia problemas em vender sua parte na parceria ou obrigar o fechamento de 800 franquias como resposta ao movimento de empresas do Ocidente de sair do país após a invasão da Ucrânia em fevereiro.

O Burger King interrompeu o suporte corporativo para lojas na Rússia em março. A empresa controladora da marca, a canadense Restaurant Brands International (RBI), afirmou na época que estava tentando vender sua participação na joint venture. No entanto, as atuais sanções dos países ocidentais contra a Rússia limitam drasticamente a escolha de possíveis compradores para sua participação na joint venture, disse uma pessoa familiarizada com o assunto.

Parte do problema, disseram advogados nesta semana, é a complexidade do contrato de franquia master no estilo de joint venture, que permite ao Burger King lucrar com as vendas sem o risco de usar seu próprio capital. Ao contrário da rival McDonald’s, que detém a grande maioria de suas lojas na Rússia, a controladora canadense do Burger King não possui nenhuma das lojas da marca na Rússia.

Franqueados não abrem mão

Entre os parceiros adicionais estão o banco estatal russo VTB, que foi sancionado pelos Estados Unidos e pela União Europeia, e a empresa ucraniana de private equity e gestão de ativos Investment Capital Ukraine (ICU), disse Shear na carta.

Alexander Kolobov, franqueado master do Burger King na Rússia, possui 30% da joint venture, disse Kolobov à Reuters por email em março. O RBI culpa Kolobov por se recusar a fechar as lojas, de acordo com Shear. Mas Kolobov disse à Reuters na época que nunca teve controle operacional total e não tem autoridade para fechar os pontos de venda sem o acordo de todos os parceiros da joint venture.

A controladora do Burger King e outras empresas sediadas nos Estados Unidos em breve estarão sujeitas a uma nova regra imposta pelo governo de Joe Biden e que entra em vigor em 7 de junho. A norma limita a capacidade das empresas de fornecerem “serviços de consultoria de gestão” a qualquer pessoa na Rússia.

O que MONEY REPORT publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.