Gigantes da tecnologia destronaram a Amazon, segundo um estudo anual da Kantar
Com U$ 947 bilhões de valor de mercado, a Apple é a marca mais valiosa do mundo em 2022, seguida de Google e Amazon. Os dados são de um levantamento da Kantar BrandZ, divulgado nesta quarta-feira (15). O valor combinado das 100 marcas mais valiosas do mundo aumentou 23% em comparação ao ano anterior. Chegou a U$ 8,7 trilhões e bateu o recorde de 2021, de US$ 7 trilhões. O crescimento de 3% no valor de mercado da Amazon não foi suficiente para que a empresa mantivesse sua posição.
Na última edição, a companhia de Jeff Bezos ocupou o 1º lugar do ranking; agora, ocupa o 3º. Segundo o documento, apesar da valorização em 2022, a marca foi afetada pelo fim da empolgação com as compras on-line causada pela pandemia.
Das 10 marcas mais valiosas em 2022, 9 estiveram no ranking do ano passado. A estreante no top 10 é Louis Vuitton.
Eis os 10 primeiros colocados em 2022:
1- Apple
2- Google
3- Amazon
4- Microsoft
5- Tencent
6- McDonald’s
7- Visa
8- Facebook
9- Alibaba
10- Louis Vitton
Maiores crescimentos
Marcas de luxo, pesquisa e redes sociais lideram a lista dos que tiveram maior crescimento em 2022 com relação a 2021. A Kantar destacou o rápido crescimento da Apple, que teve seu valor acrescido em 55% em relação ao ano anterior, quando ficou na segunda posição. Ainda, o crescimento anual de 79% do Google. Segundo o relatório, é a terceira maior alta no top 100, atrás da Cartier e do YouTube.
Eis os maiores crescimentos:
1- Cartier – 88%
2- Youtube – 83%
3- Google – 79%
4- Tesla – 78%
5- Hermés – 73%
6- Louis Vitton – 64%
7- Linkedin – 63%
8- Tata Consultancy Services – 60%
9- Bank of America – 60%
10- J.P. Morgan – 55%