Em São Paulo, unidades da Raia e da Drogasil agendam imunização com AstraZeneca. Confira os critérios
O governo federal determinou que a iniciativa privada possa adquirir vacinas contra a covid-19 diretamente com os fabricantes. A medida foi publicada nsta sexta-fira (17) e é uma decorrência do fim do estado de emergência em saúde pública de importância nacional (Espin), decretado em função da pandemia de covid-19 no Brasil.
De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, a medida não traria prejuízos ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação. O órgão justifica que a vacinação no país atingiu doses suficientes para contemplar 100% dos grupos prioritários (acima de 75% da popualção geral). Além disso, o Ministério da Saúde mantém contrato com a Pfizer para compra de 100 milhões de doses e a possibilidade de compra adicional de 50 milhões.
A medida era esperada. A rede RD-RaiaDrogasil anuncia desde a quarta-feira (15) a venda da vacina da AstraZeneca (Oxford) contra a covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais e que tenham recebido a dose anterior em um intervalo menor de quatro meses. Não são elegíveis à vacinação pessoas com imunossupressão, gestantes ou lactantes, pacientes com baixo nível de plaquetas e outros problemas circulatórios, pessoas que estejam infectadas pela covid e indivíduos que estejam sofrendo de uma enfermidade febril aguda grave. No entanto, a presença de uma infecção menor, como um resfriado e/ou febre de baixo grau não deve retardar a imunização.
Por mio de nota, a Secretaria-Geral da Presidência informou: “O que se vivenciava em 2021 – ante a escassez de vacinas no Brasil e no mundo, a iniciativa privada não estava autorizada a adquirir vacinas contra a covid-19, em detrimento do Poder Público – se modificou, e a escassez de vacinas restou superada, tendo o Estado sido capaz de ofertar vacinas à população em geral, em quantidade suficiente, conforme dados demonstrados pelo Ministério da Saúde”.
Critérios
- Ter 18 anos ou mais;
- Ter recebido a dose anterior em um intervalo menor de quatro meses;
- Não são elegíveis pessoas imunossuprimidas, gestantes ou lactantes, pacientes com baixo nível de plaquetas e outros problemas circulatórios; que esteja infectado pela covid e quem esteja sofrendo de alguma enfermidade febril aguda grave;
- A presença de uma infecção menor, como um resfriado e/ou febre de baixo grau, não deve retardar a imunização.
Vacinação em farmácias contra a covid-19
É necessário agendamento prévio e apresentar o comprovante de vacina anterior e documento com foto.
Preço: R$ 229,90
Drogasil: Rua Doutor Mário Ferraz,247 – Jardim Europa – São Paulo/SP
Telefone para agendamento: 11-943520129 (whatsapp) / 3817-4267
Raia: Praça Panamericana, 57 – Alto de Pinheiros – São Paulo/SP
Telefone para agendamento: 11-972865700 (whatsapp) / 3034-2084