Estado comemora a Festa da Independência neste 2 de julho
Os quatro pré-candidatos à Presidência se reúnem neste sábado (2) em Salvador (BA). Enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT), a senadora Simone Tebet (MDB-MS) participaram de cortejos em diferentes pontos da cidade, o presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu fazer uma motociata na orla da capital baiana.
Lula estava acompanhado de seu pré-candidato a vice, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), do senador Jaques Wagner (PT-BA) e do governador Rui Costa (PT), pré-candidato à reeleição. Após uma caminhada no centro, o ex-presidente fez um pronunciamento em frente a Arena Fonte Nova onde cobrou comprometimento dos militares com a democracia.
“É preciso superar o autoritarismo e as ameaças antidemocráticas. Não toleraremos qualquer espécie de ameaça ou tutela sobre as instituições representativas do voto popular. O Brasil independente e soberano que queremos não pode abrir mão de suas Forças Armadas. Não apenas bem equipadas e bem treinadas, mas sobretudo comprometidas com a democracia”, disse o ex-presidente.
O presidente Jair Bolsonaro fez um discurso no Farol da Barra onde criticou os governadores da região. “Lamento que os nove governadores do Nordeste tenham entrado na Justiça contra a redução de impostos da gasolina. Isso é inadmissível. (…)Vamos acreditar que a Justiça não dará ganho de causa a essas pessoas e teremos um dos combustíveis mais baratos do mundo””, afirmou. Em seguida, o mandatário iniciou uma motociata acompanhado do ex-ministro João Roma, pré-candidato ao governo do estado.
Simone Tebet estava acompanhada do ex-deputado Roberto Freire, presidente do Cidadania, partido que apoia a sua candidatura. Durante seu cortejo, a senadora encontrou Ciro Gomes, onde conversaram e tiraram fotos juntos. “Nos encontramos há pouco, nas ruas, envolvidos pelo calor do povo baiano. Democracia é isso: convivência harmônica e respeitosa”, escreveu o pré-candidato no Twitter.