O diplomata foi o responsável pela Lei de Incentivo à Cultura no Brasil
O ex-ministro da Cultura Sergio Paulo Rouanet morreu neste domingo (3) aos 88 anos em decorrência da síndrome de Parkinson. A informação foi divulgada pelo Instituto Rouanet, fundado por ele.
“É com muito pesar e muita tristeza que informamos o falecimento do Embaixador e intelectual Sergio Paulo Rouanet, hoje pela manhã do dia 3 de julho. Rouanet batalhava contra o Parkinson, mas se dedicou até o final da vida à defesa da cultura, da liberdade de expressão, da razão, e dos direitos humanos. O Instituto carregará e ampliará seu grande legado para futuras gerações”, diz a nota.
Sergio Paulo é responsável pela criação da Lei Rouanet durante sua gestão no governo de Fernando Collor em 1991. O mecanismo permite que empresas financiem atrações culturais em troca de ter o valor abatido no Imposto de Renda.
A lei foi alterada pelo governo de Jair Bolsonaro, que sempre se mostrou contra a iniciativa. O nome foi modificado para Lei de Incentivo à Cultura e houve uma queda no limite de captação de recursos, de R$ 60 milhões para R$ 1 milhão por projeto.
Além de sua atuação como diplomata, Sergio Paulo também escreveu para o Jornal do Brasil e Folha de S. Paulo, além de ter escrito artigos em revistas internacionais.